Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/12/2008 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Consumidor, fique alerta: encolheram os produtos

Por: Allan Krauthamer Lyra


A partir da década de 90, a indústria varejista iniciou um grande complô contra o consumidor brasileiro: a redução generalizada dos conteúdos dos seus produtos. Biscoitos, sabonetes, papel higiênico, iogurtes são alguns dos produtos que me lembro agora, mas é difícil encontrar um fabricante que não modificou seu carro-chefe de vendas, seu produto mais importante. Por isso, pode-se afirmar que esta é a maior fraude da história contra o consumidor brasileiro.

O interessante é que, por falta conscientização ou por desinteresse, nós consumidores ficamos alheios a tudo isso. Os meios de comunicação também não fizeram diferente. Noticiaram muito pouco sobre este assunto gravíssimo. E da mesma forma que o conteúdo foi reduzido, as embalagens foram crescendo, ou seja, aumentou-se a quantidade de "ar" dentro das embalagens.

É nítido que os profissionais de marketing venceram e os consumidores perderam essa batalha. E com facilidade. É notório também perceber que essa redução generalizada continua acontecendo, visto que há menos de seis meses atrás um famoso sabonete com um quarto de creme hidratante reduziu seu conteúdo de 100g para 90g. Por fim, é preciso fazer alguma coisa.

As pessoas precisam denunciar mais, a imprensa precisa parar de pensar apenas no retorno financeiro que essas empresas trazem em peças publicitárias e fazer o seu papel, que é de informar, denunciar irregularidades, pressionar as autoridades públicas a agirem com justiça e as autoridades e órgãos regulatórios precisam agir bem mais pesado contra este crime generalizado que vem ocorrendo sistematicamente contra nós consumidores.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 488 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal