Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/12/2008 - UOL Notícias / InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ataques na web aumentam no fim de ano. Saiba como evitá-los e não ter prejuízos!


SÃO PAULO - O envio de spams e a ocorrência de ataques na internet para roubar dados e senhas pessoais costumam aumentar na época de fim de ano, segundo afirma o território manager da Websense Security Labs, Cássio de Alcântara.

"Toda vez que tem um evento que desperta a atenção das pessoas, como o Natal ou as Olimpíadas, por exemplo, o número de ataques começa a aumentar", explica.

Em épocas em que o interesse em compras cresce, pode ser verificado que o número de e-mails com ofertas de empresas também aumenta. Em todos esses casos, alguns cuidados podem evitar um susto ao ver que a conta bancária está vazia porque a senha foi roubada por hackers.

Computadores alheios

Segundo Alcântara, existem três dicas básicas que os usuários devem tomar, não somente no fim de ano, para evitar prejuízos com fraudes. A primeira delas é evitar usar um computador do qual você não tenha certeza sobre a segurança.

Para o gerente, é necessário saber os programas que são utilizados na máquina, os sites que os usuários costumam acessar e os e-mails que costumam abrir para ter mais garantia de que o computador não está infectado.

"Uma segunda dica é pensar muito bem antes de abrir um e-mail ou clicar em um link. Muitas empresas avisam que não enviam e-mail de cobrança ou pedindo recadastramento. Tem que ficar atento, às vezes, a pessoa recebe e-mail de um banco pedindo o recadastramento, só que ela nunca foi cliente desse banco", alerta Alcântara.

A terceira indicação consiste em ter cuidado com os sites em que navega. O gerente lembra que o número de máquinas infectadas com vírus ou de pessoas vítimas de fraudes na internet costuma aumentar também no fim de ano, porque as pessoas não tomam esses cuidados básicos.

Mas o e-mail era muito real!

Os hackers se aproveitam de datas comemorativas e também elaboram e-mails cada vez mais reais para enganar os usuários. "Eles fazem uma máscara boa e fica muito difícil de reconhecer. Mas, antes de clicar no link, o usuário deve colocar o mouse em cima para ver o domínio, se é mesmo da loja", explica o gerente.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 202 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal