Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/11/2008 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falso juiz manda soltar assassinos

Por: Tânia Laranjo

Inédito: fax enviado do tribunal de Caminha ordenava libertação de presos

Era tudo aparentemente verdadeiro. O fax tinha o cabeçalho do Tribunal Judicial de Caminha onde corria o processo. A ordem era de libertação – e os dois reclusos, um casal espanhol prestes a ser julgado por homicídio qualificado e já com um vasto passado de violência e roubo, deveriam ser imediatamente libertados no âmbito do inquérito.

O documento, recebido na cadeia de Custóias, causou estranheza aos guardas prisionais. O inquérito ainda estava em curso, não havia notícia de qualquer recurso que pudesse ditar a libertação imediata de dois suspeitos de homicídio qualificado. Foram feitos contactos de verificação e percebeu-se que, afinal, era tudo uma farsa. O documento era falso; a assinatura do juiz não correspondia a qualquer magistrado.

Os dois reclusos foram depois transferidos. A mulher está agora em Santa Cruz do Bispo e ele em Monsanto, a cadeia que reúne melhores condições de segurança. Mas ficou o aviso. Uma falsificação quase perfeita poderia ter ditado a libertação de presos considerados altamente perigosos.

As autoridades ainda tentaram perceber de onde foi enviado o fax. Mas nada de relevante foi descoberto, nunca se soube quem o enviou e a mando de quem.

O esquema, no entanto, era quase perfeito. O fax foi enviado a uma sexta-feira, ao final da tarde. Os contactos com o tribunal não podiam ser feitos porque aquele já tinha fechado. Os serviços prisionais não podiam adiar a libertação, sob pena de serem acusados de prisão ilegal. Em minutos tentaram o impossível. Verificar a veracidade do documento, confirmar se a ordem era legítima.

O julgamento desta dupla, acusada de assassinar o recepcionista de uma residencial de Caminha para lhe roubar uma pequena quantia em dinheiro, está marcado para o próximo dia 11. O homem, de 34 anos, e a mulher, de 32, usaram de 'grande violência' para consumar o crime, esfaqueando o recepcionista para depois o abater a tiro.

A vítima, de 35 anos, que residia em Lanhelas, Caminha, foi encontrada na manhã de 30 de Maio de 2007, 'toda nua e prostrada numa poça de sangue'. O casal foi apanhado algum tempo depois em Olhão, com documentos falsos.

PORMENORES

MANDADO IMEDIATO

Um mandado de libertação ou de soltura pode ser enviado por fax para o estabelecimento prisional e deve ser cumprido de imediato.

DOCUMENTOS FALSOS

Quando foram presos, tinham documentos de identificação falsos, que usavam para pernoitar em pensões ou em hotéis.

OUTROS ROUBOS

O duo é suspeito de outros roubos violentos em Espanha. A arma foi apreendida.

ESTEVE OITO DIAS A LUTAR PELA VIDA

O recepcionista da residencial assaltada ainda foi encontrado com vida. Apresentava um traumatismo craniano, presumivelmente provocado pelo projéctil de uma arma de fogo, e outro no pescoço e no tórax, ao que tudo indica resultado de agressões com arma branca. Esteve durante oito dias internado nos Cuidados Intensivos no Hospital de S. Marcos, em Braga, sempre ligado ao ventilador. Foi operado ao cérebro, mas não resistiu.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 287 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal