Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/11/2008 - TV Canal 13 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Operação da PF desarticula quadrilha suspeita de fraudar escrituras rurais


A Polícia Federal desencadeou na sexta-feira operação para coibir ações de uma quadrilha que fraudava registros de terras e, com isso, obtinha licenças para desmatamento e exploração de madeira, além de financiamentos com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Até o fim da tarde de sexta-feira (28), 14 dos 16 mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão já haviam sido cumpridos em Mato Grosso, Goiás, Bahia, São Paulo e Distrito Federal. Dois suspeitos eram considerados foragidos.

As investigações que resultaram na Operação Terra Fria começaram em 2006 no município de Vila Rica (1.276 km de Cuiabá) e, segundo a PF, resultaram na identificação de "diversas propriedades rurais tituladas de forma indevida".

Segundo o Ministério Público Federal, o esquema de fraudes tinha o apoio de escritórios de agrimensura, que forjavam os memoriais descritivos os mosaicos. "Depois, [estes documentos] eram submetidos a registros públicos, tendo a provável participação de agentes cartorários", diz nota do MPF.

"As propriedades eram fictícias, existiam só no papel. Mas, depois do registro ilegal, os fraudadores agiam como se fossem donos, mesmo que a referida área já estivesse ocupada. Isso vinha sendo a fonte de muitos conflitos violentos na região", disse o delegado Vinícius Borges, que preside o inquérito.

Os nomes dos presos não foram divulgados pela PF. Entre eles, disse o delegado, há "pessoas de alto poder aquisitivo", como fazendeiros e empresários. Todos deverão ser indiciados por formação de quadrilha, crime contra o sistema financeiro e crime ambiental.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 229 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal