Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/11/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Movimentações com cartões de crédito pré-pagos serão monitoradas

Por: Alexandro Martello

Determinação foi dada nesta quinta-feira pelo Banco Central. Objetivo é combater lavagem de dinheiro, informou instituição.

O Banco Central determinou nesta quinta-feira (27) que as movimentações de pessoas físicas e de empresas, por meio dos chamados cartões de crédito pré-pagos, que apresentem indícios de lavagem de dinheiro deverão ser comunicadas ao Banco Central, que repassará as informações ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) - órgão do Ministério da Fazenda que trata deste tipo de crime.

Os cartões pré-pagos são aqueles que podem ser "carregados" e depois "recarregados" pelos clientes com reais ou moeda estrangeira. Uma vez feito o crédito no cartão, o valor depositado se torna o limite disponível para gastos. Uma das utilidades deste tipo de cartão é o depósito da mesada dos filhos.

Segundo o BC, os bancos deverão informar, ainda, todos os depósitos, em dinheiro, que excedam R$ 10 mil por mês, ou transferências bancárias cujo valor seja maior do que R$ 100 mil por mês para os cartões de crédito pré-pagos - informações que também serão repassadas ao Coaf. As novas regras começam a valer a partir do dia 1o. de março de 2009.

Segundo o Banco Central, a medida atende à uma recomendação que está contida na Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro (Encla).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 208 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal