Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/11/2008 - Bem Paraná Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Encontro define novas metas contra a corrupção e a lavagem de dinheiro

Encontro pretende asfixiar e desestruturar as organizações criminosas cortando o fluxo de recursos.

Seguindo a premissa de que não basta prender e condenar, mas principalmente asfixiar e desestruturar as organizações criminosas cortando o fluxo de recursos que as mantém funcionando, o Ministério da Justiça realiza mais uma edição da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla). Até sexta-feira (28), representantes de cerca de 70 órgãos públicos federais definem novas metas para 2009, como impedir a improbidade administrativa e das fraudes no comércio.

As decisões farão parte de um relatório que será colocado em prática a partir das parcerias entre esses órgãos. A Enccla vem desenvolvendo há cinco anos um trabalho ostensivo para a criação de mecanismos que fechem cada vez mais o cerco a esse tipo de crime. Nesta 6ª edição, três grupos temáticos – operacional, jurídico e tecnológico - debatem os assuntos escolhidos por seus integrantes.

Um dos destaques é o estudo de "matrizes de riscos" no país. Seriam instrumentos para identificar tipologias de lavagem de dinheiro, como licitações ilegais e tráfico de entorpecentes. Outro, é a instituição de métodos para tornar mais eficaz as técnicas de inteligência em fraudes de documentos, a fim de reduzir a fragilidade do Sistema Nacional de Identificação. "A interface entre os cartórios brasileiros para que haja a troca de informações, estabelecendo uma investigação mais segura e célere, é uma das formas", afirmou o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior.

Grande parte das metas da Enccla já foi cumprida ou está ainda em fase de implementação. Entre elas: o formulário padrão para que um juiz seja informado quando pede uma escuta telefônica; o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) - que analisa um grande volume de dados em tempo recorde; e o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 214 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal