Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/11/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Veja dicas para evitar prejuízos com cheque e cartão

Preste atenção na hora das compras e faça cheques cruzados e nominais.Evite assinar o cartão; no espaço da assinatura, escreva: pedir documento.

Fazer compras de fim de ano exige atenção. As lojas cheias facilitam a ação de golpistas. Veja os cuidados que você deve tomar com o seu talão de cheque e com o cartão de crédito.

O economista Carlos Macena teve o cartão de crédito roubado e um prejuízo de R$ 100 mil. Até hoje ele tem receio de comprar no cartão. “Eu dou o cartão para alguém e já fico observando se ele vai me devolver. Antes de pegar qualquer coisa eu pego meu cartão."

Para diminuir os riscos uma recomendação é não assinar o cartão de crédito. No lugar reservado para a assinatura, escreva: solicitar identidade.

"As empresas que receberão cartão de crédito roubado vão automaticamente exigir a emissão de um documento de identidade”, diz Fabiane Prusch, coordeandora de garantia de cheque do SPC de Porto Alegre.

Cheques

Recomendações de segurança também são importantes para quem vai pagar com o cheque. Na hora de preenceher por exemplo é bom deixar as letras bem juntinhas para evitar modificações no que for escrito. E o consumidor deve usar a própria caneta.

Também não se deve assinar o verso do cheque, pois o chamado endosso permite que qualquer um desconte o valor. De preferência, o cheque deve ser sempre cruzado e nominal à loja. Assim, um golpista não conseguirá descontar o cheque.

Em caso de roubo, procure uma delegacia e faça o boletim de ocorrência. Avise também o banco e o serviço de proteção ao crédito. O SPC mantém um banco de dados que é consultado pelos lojistas.

A defensora pública Cleomir Ferrão tem uma última dica. Talão e cartão só ficam na bolsa no dia das compras. "No dia a dia, dentro da minha carteira vão encontrar somente R$ 20, no mãximo”, diz ela.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 285 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal