Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/10/2006 - O Estado de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Aumentam incidentes de segurança na Web brasileira


SÃO PAULO - No terceiro trimestre de 2006, administradores de rede indicaram um aumento de 20% em ataques de vírus e tentativas de invasões, em relação ao trimestre anterior.

Do total de quase 60 mil incidentes notificados, 59% foram de worms (verme, em inglês), tipo de vírus que é capaz de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de um PC para outro.

A informação foi divulgada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), um dos serviços coordenados pelo Núcleo de Informação e Coordenação do “.br” - NIC.br, e as estatísticas são baseadas em relatos espontâneos feitos por profissionais e usuários.

Klaus Steding-Jessen, analista do CERT.br explica que “os worms são diferentes dos vírus, pois não necessitam ser explicitamente executados para se propagar”.

Já as tentativas de fraudes mostraram-se estáveis de julho a setembro de 2006, registrando uma pequena queda de aproximadamente 4%, se comparadas ao trimestre anterior.

Outro fato presente na estatística, que está disponível na internet, , é a comparação anual e trimestral dos incidentes notificados ao CERT.br. De acordo com a instituição, em 2005 foram recebidas mais de 16 mil notificações de julho a setembro, enquanto no mesmo trimestre de 2006, o valor passou para cerca de 60 mil.

Se a referência for o trimestre anterior (abril a junho), porém, o total de notificações recebidas é cerca de 20% maior. O analista do CERT.br reforça que os números de suas estatísticas são proporcionais a quantidade de instituições que reportam esses incidentes à entidade. “O CERT.br não é o responsável por fiscalizar a internet. Portanto, os números que divulgamos são referentes às notificações que recebemos diariamente.”

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 347 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal