Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/11/2008 - Portal Terra Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Achados epigráficos são falsos, dizem especialistas


O conjunto epigráfico com textos escritos em grafia latina sobre material cerâmico, vidro e ossos, encontrados no jazigo arqueológico de Iruña-Veleia, na Espanha, está dando muito o que falar nestes últimos dias. A Comissão criada para investigar a autenticidade destes achados informou em seu relatório que os objetos foram manipulados. As informações são do The Guardian.

A aclamada descoberta arqueológica de relevância mundial demonstrava, entre outras coisas, a mais antiga representação de Cristo na Cruz e a prova de que antigos egípcios tinham sobrevivido profundas influências romanas na Espanha.

O conjunto epigráfico, datado entre os séculos III e VI, foi uma descoberta emocionante e de grande transcendência.

"Os grafites poderiam ter sido feitos ao mesmo tempo da sua aparição, num laboratório", assinalam os especialistas. Os danos causados ao jazigo são enormes e, em particular, à filologia basca.

A Deputação, preocupada com a má imagem que este fato possa causar à Iruña-Veleia, já deixou claro que o jazigo é verdadeiro e o que é falso são as inscrições.

No entanto, anunciou ações legais contra os responsáveis. Embora ainda não sejam conhecidos os autores materiais e 'intelectuais' da falsificação, as atenções estão voltadas para o arqueólogo e ex-diretor das escavações, Eliseo Gil.

Contudo, o ex-diretor do jazigo manifesta a sua inocência e declara que o estudo da Comissão fundamenta-se exclusivamente em opiniões.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 158 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal