Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/11/2008 - Veja Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Funasa: prejuízo de R$ 67,8 mi por fraude


Um levantamento divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU) nesta quinta-feira aponta irregularidades na administração da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que teriam causado um prejuízo de, pelo menos, 67,8 milhões de reais aos cofres públicos. Entre as irregularidades, estão fraudes em licitações, superfaturamento de contratos e pagamento por serviços não prestados.

Segundo apurações do CGU e do Tribunal de Contas da União (TCU), desde 2005, foram firmados doze contratos irregulares entre a Funasa e diversas empresas privadas, causando um prejuízo de 33,8 milhões de reais. No relatório, a CGU aponta ainda os desvios de recursos públicos, com danos de 34 milhões de reais, denunciados em 2007 pela Operação Metástase, da Polícia Federal (PF). No ano passado, 32 pessoas foram presas acusadas de fraudar licitações de serviços de transporte em táxi aéreo, contratação de obras de engenharia e aquisição de medicamentos.

Apesar das denúncias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou na quinta-feira ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que o presidente da Funasa, Danilo Forte, permanecerá no cargo. A fundação, porém, sofrerá algumas mudanças. O secretário-executivo deverá ser substituído, e a Funasa deve passar por uma "modernização" - agora, a saúde indígena deve ser transferida para o ministério, e a fundação passará a atuar na área de vigilância ambiental.

Temporão travava uma batalha com os líderes do PMDB para conseguir a demissão de Forte. Os planos do ministro, porém, foram frustrados pela decisão do presidente.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 185 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal