Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/11/2008 - Portugal Diário Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cuidado com o vírus High School Musical

Diversas músicas e vídeos estão a ser utilizados por ciber-criminosos para disfarçar malware.

O PandaLabs, laboratório de detecção e análise de malware da Panda Security, avisou, em comunicado que «diversas músicas e vídeos para download relacionados com o High School Musical estão a ser utilizados por ciber-criminosos para disfarçar malware (vírus, worms, Trojans, etc.)». Segundo as suas informações, «os ficheiros infectados são distribuídos através de redes P2P como o eMule, o eDonkey, etc.»

O processo é simples. Quando os utilizadores procuram por ficheiros relacionados com o High School Musical utilizando um programa deste tipo, alguns resultados mostrados incluem ficheiros infectados com malware.

«Os ciber-criminosos estão a explorar o interesse entre inúmeros fãs destes filmes, ocultando as suas criações em ficheiros com nomes relacionados com o High School Musical. Um perigo adicional é que muitos destes fãs são muito jovens e como tal são mais propensos a caírem nestas armadilhas. É por isso boa ideia fornecer às crianças conhecimentos básicos em termos de segurança das TI», explica Luis Corrons, Director Técnico do PandaLabs

Quando os utilizadores executam um destes ficheiros falsos, esperam ouvir canções do filme ou ver algum vídeo, mas na realidade o computador é infectado pelo VB.ADQ, o Trojan Agent.KGR, o adware Koolbar, ou outro tipo de código malicioso. Alguns destes podem mostrar imagens relacionadas com o filme ao serem executados, mas isso serve apenas para evitar quaisquer suspeitas.

Devido a esta situação, o PandaLabs aconselha os utilizadores a terem cuidado ao transferirem ficheiros, e em particular a verificarem a extensão dos ficheiros, já que muitos ficheiros maliciosos possuem extensões «.exe», que raramente se aplicam a ficheiros de música ou vídeo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 186 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal