Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/11/2008 - sitepopular.com.br Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Corrupção: Prefeito paga agiotas com dinheiro público


Bahia - O prefeito do município de Sobradinho, Antônio Gilberto de Souza, teve decretada a indisponibilidade dos seus bens após o promotor de Justiça Tiago Quadros ajuizar uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra ele, comprovando que o prefeito estava utilizando verba pública para pagar dívidas pessoais com agiotas.

Também por solicitação do promotor, o Juízo da comarca decretou o bloqueio das contas do Município, onde são depositados os recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

A partir de agora, conforme explicou Tiago Quadros, o Município só poderá realizar pagamentos com ordem judicial e após prévia verificação da licitude do crédito, com exceção do pagamento da folha de pessoal, bem como do repasse das parcelas descontadas dos vencimentos dos servidores para os planos de saúde e empréstimos do mês de competência.

A decisão, deferida em medida liminar, contribuirá para que o prefeito, que encerra o mandato em dezembro próximo, não continue dilapidando o patrimônio do Município, alegou o promotor, afirmando que Antônio Gilberto estava desviando quantias vultosas a fim de pagar dívidas pessoais com agiotas.

Segundo Tiago Quadros, existem dezenas de cheques emitidos pelo prefeito circulando na “praça”. O desconto de muitos deles, aliás, fez com que o gestor não honrasse as obrigações contraídas pelo Município e motivou representações da sociedade ao Ministério Público estadual. Foi no curso do inquérito instaurado pela Promotoria, explica o promotor, que professores municipais confirmaram a falta de pagamento da categoria e testemunharam ser notório que o prefeito estava desviando recursos públicos para pagar dívidas pessoais.

Além disso, continua ele, o próprio ex-secretário de Governo de Sobradinho afirmou que recursos públicos foram desviados pelo prefeito que “possui dívidas com agiotas e costuma pagá-las com cheques da prefeitura ou mediante transferências bancárias”. Só por sua conta, confirmou o ex-secretário, passaram mais de R$ 300 mil para pagamento de dívidas do prefeito.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 173 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal