Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/11/2008 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Repatriação de capitais pode legalizar dinheiro sujo

Por: Míriam Leitão


A manchete do jornal Valor Econômico de hoje mostra que o governo está apoiando um projeto do senador Delcídio Amaral (PT-MS) para conceder incentivos fiscais para a repatriação de capitais que saíram do país durante as crises econômicas passadas. A idéia é trazer de volta para o país cerca de US$ 70 bilhões.

Sobre isso, sempre houve muita controvérsia. Em entrevista à rádio CBN, o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel afirmou que o projeto acabará servindo de incentivo para lavagem de dinheiro com origem criminosa porque ninguém sabe de onde vem esse dinheiro que está lá fora. Pode ser fruto de roubo, corrupção, ou sonegação fiscal, por exemplo.

Se o objetivo for combater a sonegação fiscal, ele diz que a Receita Federal já possui mecanismos de repatriamento. Do jeito que está, o projeto acabará legalizando o dinheiro que é ilegal, e depois que ele entrar no Brasil a Receita não terá como rastreá-lo.

Esse é um assunto que ainda deve gerar muito debate neste momento de crise, com o Brasil precisando de dólares. Mesmo assim, o ex-secretário acha a idéia perigosa e defende que o projeto não seja aprovado. Quem ganhar dinheiro com trabalho honesto pagará mais imposto do que o dinheiro que vier de fora com origem ilegal porque o objetivo é fazer uma tributação de 8% de imposto de renda (IR).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 219 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal