Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/11/2008 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Serviço de informações da B5C reduzirá exposição ao crime organizado

Por: Rudinaldo Gonçalves


A BIG FIVE Consulting (B5C) prepara para dezembro o lançamento de ferramenta que pretende tornar-se referência no País na disponibilização de dados sobre pessoas físicas e jurídicas.

O objetivo é reduzir os riscos das empresas e instituições financeiras em sua exposição à lavagem de dinheiro, fraudes e na concessão de crédito. Denominado Clip Laundering, trata-se de um serviço que, inicialmente, disponibilizará informações simultâneas sobre autores ou envolvidos em atividades ilícitas praticadas no Brasil, com nomes, pseudônimos, idade ou fundação, CPFs ou CNPJs dos responsáveis pelos crimes.

A partir de janeiro de 2009, os serviços estarão disponíveis em site do mesmo nome, que irá oferecer às corporações um cadastro atualizado com cerca de 500 pessoas suspeitas ou envolvidas em crimes. O acompanhamento e o tratamento dessas informações será realizado por uma equipe de advogados e jornalistas que terá à disposião diariamente informações produzidas por mais 1500 veículos de comunicação distribuídos pelo País.

O Clip Laundering, além dessas fontes, irá atuar integrado aos dados disponibilizados pelos Tribunais de Justiça (TJ) nos estados, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Supremo Tribunal Federal (STF) e pela Polícia Federal (PF). No ano que vem, o site também irá disponibilizar consultas às listas restritivas internacionais - como aquelas divulgadas pelo Office of Foreign Assets Control (OFAC) e pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre outros órgãos envolvidos no combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

Antonio de Sousa(foto), sócio-diretor da B5C, considerada uma das principais consultorias no País em Governança Corporativa e de TI, Segurança da Informação e Auditoria de Sistemas, acredita que em pouco tempo o serviço se transformará numa referência do mercado como bureau de informações para a redução dos riscos relacionados à lavagem de dinheiro, à imagem e ao risco legal.

Alexandre Botelho, um dos executivos da B5C, que está à frente do desenvolvimento da ferramenta, disse que com a criação do Clip Laundering, "os clientes terão à disposição um serviço dinâmico, com informações objetivas e precisas sobre pessoas e organizações envolvidas com práticas ilícitas. Isso representará um enorme salto de qualidade na realização do serviço, com redução do tempo e do custo despendidos para tais investigações".

"Com mais este serviço, que irá fortalecer nossa ação no rastreamento dos responsáveis por ações criminosas, a quem já esteja chamando o Clip Laundering de Serasa contra o crime organizado", brincou Alexandre Botelho.[14]

Neste primeiro momento, Botelho informou que a base de dados relacionada às informações produzidas pela mídia será limitada aos veículos nacionais. "Posteriormente, estaremos recebendo informações da imprensa estrangeira sobre os crimes praticados no mundo e os seus responsáveis", concluiu.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 298 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal