Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/10/2006 - Último Segundo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

A Igreja condena a corrupção como uma "deformação do sistema político"


"A Igreja considera a corrupção um fato muito grave de deformação do sistema político", escreveu o cardeal Renato Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, que analisou o fenômeno com um grupo de estudiosos e especialistas internacionais.

"A corrupção se converteu num fenômeno relevante, mas também está se difundindo sua valorização negativa a nível mundial e está se consolidando uma consciência nova da necessidade de combatê-la", afirma o documento.

Segundo os estudiosos, "a abertura de fronteiras em conseqüência do processo de globalização permite que a corrupção seja exportada com maior facilidade do que no passado".

"A corrupção é um fenômeno que não conhece limites políticos nem geográficos. Está presente nos países ricos e nos países pobres", admite o Vaticano.

Durante as reuniões, os estudiosos convocados pelo Vaticano analisaram não apenas a corrupção vinculada ao tráfico de entorpecentes, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas, como também as conseqüências da ausência do conceito de legalidade na sociedade.

"A corrupção priva os povos de um bem comum fundamental, o da legalidade, respeito às regras, funcionamento correto das instituições econômicas e políticas e transparência".

Ante um fenômeno de tais dimensões, a Igreja propõe aos católicos que garantam que os "culpados sejam castigados com formas reparadoras de comportamento socialmente responsável e que se eduque e forme a consciência civil dos cidadãos".

Igualmente pede as legislações contra a corrupção sejam harmonizadas e sejam ratificadas as convenções internacionais, assim como vê com bons olhos a criação de uma autoridade internacional contra a corrupção.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 424 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal