Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/11/2008 - O Mirante Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Detido suspeito de copiar dezenas de cartões Multibanco na região

Grupo já tinha usado uma centena de cartões com os quais levantou 40 mil euros. Na região há dezenas de vítimas da burla.

O homem detido pela GNR de Benavente quando copiava cartões Multibanco na caixa do BES ficou a aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou a Polícia Judiciária (PJ). O indivíduo de 27 anos, residia em Setúbal. O arguido é suspeito de integrar um grupo organizado que terá clonado centenas de cartões nos distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal e Faro, desde o início do ano. Segundo a PJ, foram utilizados ilicitamente cerca de 100 cartões que terão causado prejuízos superiores a quarenta mil euros aos proprietários.

A GNR deteve o indivíduo em flagrante delito no dia 5 de Novembro, cerca das 08h00, depois de alertada por um funcionário do banco que se apercebeu de movimentos estranhos. O posto da GNR fica a escassos metros da agência e o homem foi detido sem oferecer resistência. Tinha na sua posse um equipamento que utilizava para copiar os dados das bandas magnéticas e gravar o código dos cartões através de um telemóvel adaptado. O sistema era incorporado na caixa ATM sem que ninguém se apercebesse e o homem foi surpreendido quando o desmontava.

A Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) procedeu a investigações e enviou o relatório ao Ministério Público que deverá acusar o arguido de “Contrafacção de Títulos Equiparados a Moeda e Burla Informática”.

Segundo o comunicado da PJ, “o detido actuou de forma ilícita juntamente com outros elementos do grupo em diversos pontos do país”. Tinham um esquema bem organizado e procediam ao fabrico e montagem de dispositivos que instalavam em caixas ATM para assim obter ilicitamente dados de cartões bancários. Depois procediam à gravação de cartões de plástico com bandas magnéticas os quais utilizava para fazer levantamentos de dinheiro.

Usavam telemóveis para gravar os códigos

Na sequência das diligências da GNR e PJ foi apreendido diverso material e instrumentos utilizados na fabricação destes dispositivos. Um leitor gravador de bandas (skimmer), placas contendo dispositivo para gravação dos códigos (PIN), telemóveis e cerca de 80 cartões brancos com bandas magnéticas, nas quais se encontram gravados dados de cartões bancários autênticos.

As autoridades alertam para as pessoas colocarem a mão a cobrir o dedo que marca os códigos impossibilitando o registo pelas câmaras que habitualmente são colocadas por cima do painel onde se colocam os códigos. Se detectarem anomalias nas caixas Multibanco devem alertar a entidade bancária ou as autoridades mais próximas.

O MIRANTE apurou que algumas das vítimas que reclamaram junto das entidades bancárias foram ressarcidas das quantias levantadas das suas contas indevidamente. A Associação de Defesa do Consumidor Deco defende que “as falhas do sistema não podem ser imputadas ao cliente”, mas adverte os utilizadores dos cartões para respeitarem as medidas preventivas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 177 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal