Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/11/2008 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Spam usa nome do Ministério Público Federal

Por: Marilu Araujo

Mensagem serve de isca para o roubo de informações pessoais de internautas.

SÃO PAULO - Cibercriminosos estão usando o nome do Ministério Público Federal (MPF) para roubar informações de internautas por meio de mensagens falsas de correio eletrônico. O golpe, conhecido como phishing scam, usa o e-mail como “isca” para atrair as vítimas a sites maliciosos e, assim, roubar informações pessoais e senhas.

Segundo o secretário de tecnologia da informação do MPF, Paulo Knupp, os primeiros casos de phishing envolvendo o nome da instituição foram identificados em fevereiro deste ano. “Esta é a sexta versão do golpe e estamos trabalhando em parceria com a Polícia Federal para identificar os responsáveis”, explica Knupp.

O processo de rastreamento desse tipo de crime é trabalhoso e leva tempo, pois os criminosos costumam hospedar os sites falsos em provedores fora do Brasil. Geralmente, os dados passam por diversos países antes de chegar ao destino.

“Em um dos procedimentos de investigação, a Polícia Federal verificou que as informações roubadas passavam por quatro países, incluindo um da América Central, antes de chegar ao e-mail do autor do golpe”, disse Knupp. “E, quando chegamos ao endereço brasileiro, precisamos de uma autorização judicial para quebrar o sigilo do investigado.”

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 216 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal