Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/11/2008 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Porcentagem de Spam originado nos EUA duplica com mensagens de Spam relçacionadas à eleição

Por: Melissa Castro


Porcentagem de Spam originado nos EUA duplica, com mensagens de spam relacionadas à Eleição superando 100 milhões diariamente; Obama continua a bater McCain no Spam com uma parcela de 80%

Secure Computing, empresa líder em segurança de gateway corporativo, publicou o Relatório de Ameaças da Internet do terceiro trimestre de 2008 contendo dados e análises abrangendo tanto as ameaças de e-mail quanto as ameaças baseadas em Web. O relatório foi compilado pelas equipes de pesquisa da Secure Computing e baseado no Sistema de Reputação Global da companhia, TrustedSource. Entre as descobertas, inclui a emergência do novo malware visando usuários dos famosos sites de relacionamentos MySpace e Facebook, assim como a indução de pânico através de spam "de quebra de banco" pretendendo lucrar com a atual crise financeira. Programas "Scareware" também se espalharam rapidamente, enquanto o spam relacionado à eleição americana se elevou, com o Senador Obama derrotando seu oponente em termos de popularidade de spam. Mais informações detalhadas e o relatório completo podem ser encontrados em http://www.securecomputing.com/pdf/SCC-InternetThrtRprt-Oct08.pdf

Estatística de Tendência de Spam & Análises do Terceiro Trimestre
O volume de spam voltou a ter registros elevados no 3º trimestre com aumentos razoavelmente constantes. A aquisição de máquinas inocentes via infecções de e-mail e baseadas em web continuaram, com mais de 5.000 novos zumbis sendo criados a cada hora. Os Estados Unidos continuou representando o papel de maior autor de mensagens de spam, quase duplicando sua parcela mundial de 16.6% no segundo trimestre de 2008 para 32.1% no terceiro trimestre. O relatório discute os seguintes tópicos em detalhe:

· O terceiro trimestre viu a emergência de spam de "Notícias do Dia" como um novo veículo para induzir os leitores a clicar em flashes de notícias recentes com títulos interessantes e provocantes.

· Falso aviso de "Delivery Status Notifications" fez uma forte reaparição na lista de "Spam Mais Comum".

· Os spammers continuaram a produzir tópicos relacionados à eleição presidencial americana para seduzir usuários. Após o segundo debate em outubro, Obama ganhou popularidade, e mais de 80% do spam relacionado à eleição atualmente carrega o seu nome.

· O laboratório TrustedSource da Secure Computing estima que o número de spam mundial relacionado à eleição americana seja de aproximadamente 100 milhões de mensagens por dia.

Estatísticas de Malware e Análise

· Os Estados Unidos e a China dominam o mundo em número de websites hospedados que distribuem malware, com aproximadamente 60% de todas URLs deste dois países infectadas por malware. Em termos de ataques phishing, os Estados Unidos e a Holanda hospedam quase 60% de todas as URLs usadas.

· Ataques Phishing surgiram significantemente seguindo os anúncios de várias falências de banco no final de setembro. Enquanto não houve nenhuma forte tendência para a utilização de um banco específico, o aumento da atividade phishing ocorreu em sua maioria nos dias seguintes a cada grande anuncio.

· Anteriormente, ataques bem sucedidos de SQL injection em websites legítimos incluiu links direcionando os usuários para um de algumas dúzias ou mais sites maliciosos. Entretanto, mais ataques foram lançados onde cada página infectada incluía um link para um único e individualizado site malicioso (infecção de 1-a-1/ proporção de ataque).

· Um grande aumento no número de falsos removedores de malware/ spyware ou "scareware" ocorreu pesadamente no final do trimestre. A pesquisa de segurança prevê que esse seja um problema crescente que irá rapidamente evoluir a um nível de sofisticação maior.

Previsões

A Pesquisa da Secure Computing ofereceu as seguintes previsões para o resto do ano e para 2009:

· Durante a temporada de feriado de 2006, os volumes de correio alcançaram um recorde de 100 bilhões de mensagens diárias. Na temporada de 2008, nós estamos acima de 200 bilhões de mensagens. A Secure prevê um aumento de 25% no quarto trimestre, e novos recordes para correio e volumes de spam.

· Como a crise financeira global continua, os criminosos se aproveitarão do pânico e medo entre os consumidores e aumentarão seus ataques phishing substancialmente.

· Com as festas de final de ano se aproximando o spam aumenta com o uso crescente de ameaças combinadas, os spammers usarão cada vez mais os cupons gratuitos e cartões de presente como chamariz.

· Hoje, a maioria dos ataques de malware é motivada financeiramente e visa os usuários finais. No ano seguinte, nós acreditamos que haverá uma maior probabilidade de ataques destinados a manipular a opinião pública a fim de explorar o mercado de ações americano.

· Entrando em 2009 e além, ataques politicamente motivados se tornarão mais difundidos, como ataques em infra-estrutura cyber nacional por hackers.

· Em 2009, os conjuntos de ferramentas de ataque web adicionarão novas plataformas alvejadas ao seu arsenal. O iPhone é um dos candidatos, assim como plataformas sociais "Web 2.0" como Facebook e MySpace. Enquanto a popularidade destas plataformas aumenta, a probabilidade de se tornarem alvos também cresce.

· Para o fim de 2009, aproximadamente metade de todo malware Web-borne será hospedada provavelmente em Websites legítimos comprometidos visto que se torna cada vez mais difícil para os criminosos comprarem serviços de hospedagem de malware.

Durante o terceiro trimestre o sistema de reputação TrustedSource foi capaz de identificar mais de 600 novos Websites que foram distribuídos e rotulados com uma reputação maliciosa antes de carregar qualquer conteúdo malicioso. Identificar estes websites proativamente através do uso de análise de tráfego e exame de histórico de conexões com indivíduos criminosos ou redes é agora essencial visto que são usados cada vez mais para distribuir código malware de zero-dia/ zero-hora que não é detectado pelos produtos tradicionais baseados em assinatura e anti-malware.

Os pesquisadores da Secure Computing recomendam que as empresas e os usuários se certifiquem que seu software e patches estão atualizados, e que implementem uma abordagem de múltiplas camadas para preventivamente detectar e bloquear ataques.[14]

O Relatório de Ameaças da Internet do terceiro trimestre está disponível para download em: http://www.securecomputing.com/pdf/SCC-InternetThrtRprt-Oct08.pdf. Para mais informação sobre o TrustedSource, Secure Web e outras tecnologias, produtos e soluções da Secure Computing, por favor, visite www.securecomputing.com.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 166 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal