Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/11/2008 - Convergência Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

CEF: Clientes do Internet Banking terão certificado digital em 2009

Por: Luiz Queiroz


A Vice-presidente de Tecnologia da Informação da Caixa Econômica Federal, Clarisse Copetti, informou que a instituição - como Autoridade Certificadora que mais induziu o uso da certificação digital no País - a partir do ano que vem, manterá a sua politica de agregar a tecnologia em seus processos negociais e de operações bancárias. "Elas já estão consolidadas dentro da empresa", destacou a executiva.

"Temos o desafio de disponibilizar, ao longo do próximo ano, o uso do certificado digital para os três milhões de usuários do Internet Banking. Num primeiro momento, obviamente, não vamos dar o uso dos certificados para todos esses clientes, mas a disbribuição acontecerá por lotes", explicou.

Segundo Clarisse Copetti, o primeiro "lote" de clientes com cartões certificados será de 700 mil. Depois, a CEF, sucessivamente, distribuirá os demais lotes, até atingir o número integral de usuários do Internet Banking. A tecnologia trará mais a segurança para a realização das transações bancárias pela Internet ou na própria rede de ATMs.

Em paralelo, outro grande desafio será a área de Crédito Imobiliário. "Na abertura do 6º CertForum falei que o presidente Lula tem nos cobrado para que agilizemos esse processo. Mas é óbvio que nunca chegaremos ao nível de um financiamento de veículos, que se faz em duas horas. Mas precisamos reduzir o tempo de concessão de crédito imobiliário", sublinhou a VP de TI da Caixa Econômica Federal.

Clarisse Copetti explicou ainda que esse trabalho também depende do uso mais disseminado da tecnologia de certificação digital pelos cartórios. No entanto, a executiva da CEF diz que é, sim, possível tentar massificar a tecnologia para diminuir o tempo de espera da população no acesso ao crédito imobiliário.

Há exemplos práticos já em andamento. Atualmente a Caixa Econômica Federal utiliza massivamente a certificação digital no relacionamento com o Poder Judiciário e com as empresas, por exemplo, na questão do recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). O processo é todo automatizado e feito por meio eletrônico, sendo que essa facilidade só é possível graças ao do uso da certificação digital.

Na Justiça Federal, a Caixa Economica atua como Autoridade Certificadora de segundo nível para diversos tribunais superiores (AC-Caixa-JUS). A instiuição mantém convênios com o Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, além dos tribunais regionais Federais e da Procuradoria Geral da República.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 232 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal