Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/11/2008 - Convergência Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Especialistas debatem a expansão da certificação digital

Por: Luiz Queiroz



O 6° CertForum (Fórum de Certificação Digital) acontece de 4 a 6 de novembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Esse ano além dos painéis com a apresentação dos casos de sucesso, haverá mesas de debates para temas como a identidade eletrônica, certificado de atributo e datação eletrônica. Durante o evento, também, serão realizadas mesas de diálogo com segmentos, como os médicos, contadores, advogados, cartórios, entre outros, de forma a apresentar questões específicas para esses setores.

O público mais técnico terá nos cursos a oportunidade de ver questões como o desenvolvimento de soluções com o uso da certificação digital, a estruturação e administração de procedimentos da Gestão Eletrônica de Documentos (GED), entre outros. Outra novidade dessa 6ª edição foi a divisão dos dias em áreas de concentração.

Isso significa, que se um executivo que não puder estar presente os três dias do evento, poderá optar pelo dia que mais lhe interessar. As principais áreas foram subdivididas da seguinte forma: nesta terça-feira (4/11) – o foco é o Legislativo e Judiciário, na quarta-feira (5/11) - Contabilidade e Fisco, e quinta-feira (6/11) - Políticas Públicas e Digitais/Seguradoras/Bancos. As inscrições devem ser feitas no sítio do 6º CertForum.

Durante esses dias, serão discutidos diversos temas, entre eles: a certificação digital no âmbito da Justiça Eleitoral; inovações tecnológicas na prestação jurisdicional; o uso do Carimbo do Tempo em processos jurídicos eletrônicos; Nota Fiscal Eletrônica; certificação para micro e pequenas empresas; comércio eletrônico e a certificação digital; e automação de processos. Ainda haverá palestras internacionais com a apresentação do estado da arte da certificação em países como Portugal e França, além de painel com o tema da certificação digital no Mercosul.

Em Portugal, por exemplo, contabiliza avanços significativos na prestação de serviços eletrônicos para os seus cidadãos. A implementação da Infra-estrutura de Chaves Públicas do Estado Português permitiu ao governo a concretização de alguns objetivos estratégicos e fundamentais, dos quais se destacam o passaporte eletrônico português e o cartão de cidadão, bem como a desmaterialização do procedimento legislativo e de processos da administração pública portuguesa.

No evento, haverá um painel para discutir sobre o Registro de Identidade Civil (RIC) que tem como proposta a integração dos diversos órgãos do Sistema de Identificação do Brasil por meio do número único do RIC. O cartão inteligente será provido de diversos itens de segurança, impressos com tecnologia a laser, com um chip capaz de armazenar dados biométricos e permitir o uso da certificação digital para garantir a identificação inequívoca do cidadão também no meio eletrônico.

Para proporcionar rapidez e segurança na tramitação de processos internos e identificação de servidores, o Ministério da Previdência também terá espaço no 6º CertForum para apresentar as expectativas de se utilizar a certificação digital. Em conjunto, haverá a presença do Ministério da Educação que mostrará como está o processo de liberação de bolsas de estudo por meio de um sistema utilizado com certificado digital.

Um outro destaque do 6º CertForum é a apresentação de algumas prefeituras, como por exemplo, a de Colatina (ES) que atualmente os usos e aplicações da certificação digital estão em andamento com a solicitação de suprimentos, solicitação de diárias, nomeação de comissionados, mas há o projeto de aumentar a abrangência da certificação em 2009, como para o processo de compras, envio e recepção de cotação de preços de fornecedores e processo de licitações.

Em decorrência da segurança e da autenticidade conferida pela certificação digital no intercâmbio de informações, uma série de serviços e obrigações que antes exigiam a presença física do cidadão foi viabilizada via internet, resultando em benefícios relacionados à desburocratização e agilização desses serviços e processos, promovendo a redução do "custo Brasil", pela redução de custos inerentes a processos burocráticos, a morosidade, a ineficiências e a riscos de fraudes.

O evento será uma oportunidade para que os profissionais de Tecnologia da Informação, gestores de políticas públicas, de processos e sociedade em geral possam conhecer e entender os benefícios oferecidos pela certificação digital. O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com organização da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

Serviço

6ª. edição do CertForum em Brasília:

Data: 4, 5 e 6 de novembro de 2008.
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Endereço: SDC - Setor de Divulgação Cultural - Eixo Monumental - Brasília - DF
Acesse: http://certforum.iti.gov.br
Inscrições: http://certforum.iti.gov.br/inscricoes.asp

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 232 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal