Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/11/2008 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

3G Americas divulga relatório sobre confiança e segurança em aplicativos móveis

Por: Victor Galves

Tecnologias GSM - HSPA oferecem vantagem decisiva.

A 3G Americas, associação da indústria sem fio que representa a família de tecnologias GSM, incluindo LTE, anunciou hoje a divulgação do relatório de pesquisa Segurança e Confiança em Aplicativos Móveis. O documento, desenvolvido por um grupo de trabalho de associados da 3G Americas, aborda questões para consumidores e provedores de aplicativos a respeito de tentativas de comprometer serviços e aplicativos por meio de problemas de segurança e confiança como roubo de identidade, phishing, forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sensíveis, e pharming, termo atribuído ao ataque baseado na técnica DNS. A família de tecnologias GSM oferece soluções mais avançadas em aplicativos móveis e uma clara vantagem comparada com seus concorrentes em serviços e aplicativos que requerem segurança e confiança, devendo ser desenvolvidos no futuro próximo.

"Existe um segmento da sociedade que não confia em transações baseadas apenas em máquinas, especialmente com o uso de terminais móveis", comentou Yale Vinson, Gerente da Consultoria Técnica em Telecomunicações, Gemalto North America e líder do grupo de trabalho da 3G Americas. Segundo o executivo, a família das tecnologias GSM tem uma vantagem clara em relação às outras tecnologias de acesso.

O relatório analisa os principais serviços e aplicativos que estão entre os mais modernos disponibilizados atualmente e no futuro próximo, como Near Field Communications (NFC), serviços bancários móveis, ingressos eletrônicos, serviços de broadcast móvel e pagamentos móveis, além dos principais recursos de segurança atualmente implementados, por meio dos quais a família de tecnologias GSM oferece uma ampla vantagem comparada a outras tecnologias móveis sem fio. O estudo traz exemplos de aplicativos seguros que estão disponíveis hoje e no futuro próximo e as principais diferenças entre as tecnologias GSM e as tecnologias de outras redes.

"É inevitável que os aplicativos com maior potencial de receita também sejam aqueles na mira de hackers, com o intuito de roubar informação para uso malicioso", relata Chris Pearson, presidente da 3G Americas. "Por esse motivo, a meta é simples: o sistema que oferece mais segurança e confiança será considerado superior às outras implementações. É também por esse motivo que a maior parte das operadoras GSM e HSPA já implementaram medidas de segurança por meio de mecanismos de autenticação".

No centro dos mecanismos de autenticação empregados pela família GSM está o Universal Integrated Circuit Card (UICC), um sinal portátil que é reconhecido pela indústria de telefonia móvel e em bancos como o sistema mais seguro e melhor protegido contra violação do uso e armazenamento de credenciais e dados secretos. O UICC foi projetado para incluir vários recursos defensivos físicos e lógicos, praticamente impossibilitando a violação do sigilo. Para garantir acesso aos segredos armazenados no UICC somente pelo usuário autorizado, a informação é protegida por uma senha, ou PIN, que permite a autenticação por dois meios.

Outra grande vantagem da família GSM de tecnologias é o mecanismo criado para gerenciar as informações sigilosas armazenadas no UICC. Quando os cartões são produzidos inicialmente, os dados personalizados no UICC são carregados numa instalação segura que é aprovada por comissões rigorosas, designadas pela indústria de telefonia móvel e indústria bancária. Depois, os dados de segurança e os aplicativos podem ser gerenciados remotamente por meio da Plataforma Global, normalmente já instalada na rede da operadora GSM, diferente de outras tecnologias de acesso que requerem tempo e investimento para instalação na comunidade de operadoras.

"Quando o Elemento Seguro é colocado em conjunto com a identidade de acesso do usuário da rede móvel no mesmo terminal físico, garante-se que a operadora de telefonia móvel é parte da cadeia de valores de identidades, certificando que o usuário do aplicativo é o proprietário", explicou Vinson.

O relatório, Segurança e Confiança em Aplicativos Móveis, está disponível gratuitamente no site da 3G Americas, www.3gamericas.org.[14]

Sobre a 3G Americas: Unificando as Américas através da Tecnologia Sem Fio

A 3G Americas é uma associação setorial de provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da 3G Americas é promover e facilitar a implementação integrada da família GSM de tecnologias, entre as quais a LTE. A 3G Americas contribuiu para a implementação comercial bem sucedida da GSM nas Américas e a sua posição como maior tecnologia da região, além da implementação global da tecnologia EDGE. A associação busca o desenvolvimento de ecossistemas sem fio de redes, terminais e aplicativos baseados em GSM e a sua evolução para a LTE. A 3G Americas está sediada em Bellevue no Estado de Washington, com seu escritório para a América Latina e o Caribe em Dallas, Texas. Para mais informações, acesse www.3gamericas.org.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 235 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal