Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/10/2008 - Jornal A Tribuna Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ciretran investiga carteira de habilitação falsificada

Por: Marcio Costa


A Polícia Civil de Criciúma abriu inquérito para investigar a apreensão de mais uma carteira de motorista falsa. O documento foi retido ontem, no Ciretran da cidade, no momento em que um homem solicitava a mudança de categoria - procedimento em que o cidadão opta por dirigir mais de um veículo. Em depoimento à polícia, o homem disse que comprou a carteira de uma pessoa por R$ 1 mil. A negociação ocorreu em um município da região.

O delegado regional de Criciúma, Jorge Koch, afirma que o documento foi escaneado de uma carteira possivelmente verdadeira. "É uma falsificação grosseira. Em hipótese alguma o documento foi tirado no Ciretran. Alguém utilizou um scanner para fazer uma cópia", explica. Segundo ele, o homem que estava em posse do documento está colaborando com as investigações. "Nosso objetivo agora é identificar a pessoa que vendeu a carteira".

Em cinco meses, 15 documentos apreendidos

Só nos últimos cinco meses, mais de 15 carteiras falsificadas foram apreendidas na região Sul do Estado. No início de agosto, em Maracajá, um documento foi apreendido com um agricultor semi-analfabeto de 38 anos, parado durante uma blitz na Estrada Geral Garajuva. À polícia, o trabalhador disse que comprou a carteira em Criciúma por R$ 750. Ele pilotava uma motocicleta.

Na época, o agricultor defendeu-se dizendo que não sabia que o documento era falso e que teria sido enganado pelo homem. Diante dos fatos, a polícia liberou o trabalhador. No entanto, ele responde pelo crime de falsidade ideológica. "O responsável pela venda da carteira também será indiciado por falsificação de documento público por co-autoria na fraude", explicou um policial.

No início do primeiro semestre, a Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran) esteve no Ciretran de Criciúma investigando possíveis fraudes na emissão e renovação de carteiras de habilitação. Quatro carteiras de motorista e documentos foram recolhidos na época. As irregularidades estariam sendo feitas por proprietários de alguns Centros de Formação de Condutores (CFC).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 224 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal