Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/10/2008 - Diário de Leiria Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Leiria entre as cidades onde há mais burlas nas contas bancárias pela Internet

Por: Marilene Pinheiro


A PJ, através da Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF), levou, recentemente, a cabo uma operação de combate ao denominado 'phishing'.
A acção consistiu na intervenção sobre um grupo de cidadãos de origem sul-americana que se dedicavam a efectuar transferências de contas bancárias através da Internet para contas dos próprios, apoderando-se, desta forma, de avultadas quantias monetárias para proveito próprio.
Na sequência desta operação, a Directoria Nacional, em comunicado, sublinha que "não obstante as chamadas de atenção" que tem efectuado, "para evitar que as pessoas sejam enganadas por esta actividade, verifica-se, ainda, que alguns procedimentos recomendados não são seguidos por parte dos cidadãos, no acesso às suas contas bancárias através da Internet, principalmente nas áreas de Lisboa, Porto, Leiria e Algarve".
Para evitar que os casos de 'phishing' continuem, a Judiciária explica que nenhum banco solicita aos clientes a confirmação das senhas de acesso, e dos números de contrato, seja em páginas da Internet, por correio electrónico, por SMS, ou por correspondência tradicional.

Bancos não pedem para confirmar números

A PJ sublinha ainda que nenhum banco solicita ao cliente que confirme os números que compõem o chamado 'cartão matriz', e adverte que qualquer (pretensa) proposta de trabalho recebida por Internet, com solicitação de preenchimento de currículo que inclua a menção do NIB da conta bancária deve ser encarada com grande suspeição.
"Se ao usar os serviços de banca electrónica, designadamente por via da Internet, for exibida uma página para preencher os números respeitantes a um cartão matriz, tal significa que a segurança do seu sistema informático foi comprometida e por inerência, a segurança das suas contas bancárias", esclarece a PJ.
Por último, esta polícia de investigação criminal chama a atenção que qualquer pedido de cedência, empréstimo ou abertura de conta bancária, solicitada por terceiros, em regra pertencentes a círculos de pessoas próximas ou conhecidas, para recepção de quantias monetárias a troco da retenção de uma percentagem, pode fazer o respectivo titular incorrer em crime, devendo, nestes casos, consultar o seu banco sobre a legitimidade da operação financeira em causa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 199 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal