Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/10/2008 - Correio da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Vendiam diplomas por 18 mil euros

Por: Sabrina Hassanali


Numa operação que se iniciou em San Sebastián e se mantém em aberto, a polícia espanhola deteve 27 pessoas em 18 cidades acusadas de falsificação de documentos e usurpação profissional. Entre os detidos estão proprietários de duas academias, uma localizada em Alicante outra em Málaga.

A maioria dos detidos obteve diplomas universitários ilegalmente que os habilitava a exercer como médicos cirurgiões, psicólogos, fisiatras, advogados, químicos farmacêuticos, engenheiros florestais ou historiadores. Os mais requisitados eram os de médicos cirurgiões, seguidos de fisiatras.

Grande parte dos detidos trabalhava em clínicas privadas. Havia alguns que exerciam em lares para a terceira idade e outros ainda que tinham aberto centros de estética, onde fabricavam cremes, davam injecções de silicone, de botox e faziam outros tratamentos de beleza. Estes falsos médicos passavam receitas de medicamentos e baixas, tendo-se registado em Cáceres dois casos de doentes idosos que quase morreram por terem sido mal medicados.

Após as primeiras detenções, a polícia espanhola identificou como Eduardo P.M. o proprietário da academia em Alicante. Este indivíduo trabalhava com um sócio, José L.M., que tinha outra academia em Málaga. Ambos mantinham contactos com pessoas de universidades no Peru, país onde se deslocavam com frequência. Sempre que tinham um comprador de diploma – que custava 18 mil euros – pediam-lhe entre seis mil e 12 mil euros à partida. Após terem o diploma na mão, estes pagavam o restante. A documentação era depois apresentada ao Ministério espanhol da Educação, que passava a autorização para exercerem. A operação, denominada ‘Estudante’,mantém-se em aberto.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 189 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal