Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/10/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Quadrilha vende diplomas falsos de supletivo em Minas


A polícia mineira investiga falsificadores que vendem certificados de supletivo na cidade de Belo Horizonte. A quadrilha frauda assinaturas, carimbos e histórico escolar. O serviço é oferecido em anúncios que aparecem nos classificados de jornais de grande circulação.

Por telefone, um dos integrantes do grupo afirma que o preço do documento é de R$ 200. A Polícia Civil, que investiga o assunto, fez com que uma agente se passasse por cliente. O diploma falso ficou pronto dois dias depois do contato e foi entregue por um motoqueiro.

O documento traz o nome da Escola Estadual Júlia Kubitschek, de Passos, no Sul de Minas. Também foram utilizados o nome de um ex-diretor e de uma ex-secretária da instituição. Para conferir aspecto de autenticidade, foi empregado o carimbo da Secretaria Estadual de Educação.

Nelson Fialho, chefe-adjunto de investigações patrimoniais, afirma que a simulação de compra do documento possibilitou a constatação da fraude. Ainda segundo o delegado, quem vende ou quem compra diplomas falsos pode pegar de dois a cinco anos de prisão.

A Secretaria de Estado de Educação informou que quando recebe um diploma para autenticação, a Superintendência Regional de Ensino responsável analisa e confere a vida escolar do aluno. Se o documento tiver indícios de fraude, é montado um processo, que é encaminhado ao Ministério Público ou à Polícia Civil para apuração.

A secretaria informou também que foram identificados onze diplomas supostamente falsos usando o nome da Escola Estadual Júlia Kubitschek, de Passos. Um deles foi enviado à Policia Civil e os outros vão ser levados para o Ministério Público.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 228 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal