Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/10/2008 - Jornale Curitiba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Sistema identifica fraudes em conta de luz

Por: Edson Fonseca


O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Companhia de Energia do Maranhão (Cemar) desenvolvem projeto para reduzir as perdas comerciais da empresa na distribuição de luz em comunidades urbanas e rurais. Pesquisadores do Departamento de Eletro-Eletrônica do Lactec trabalham no protótipo de um Transformador de Distribuição com Medição Integrada de Energia Elétrica, equipamento que poderá identificar e eliminar os "gatos" com metodologia inédita no Brasil.

A tecnologia proposta para o sistema é uma alternativa eficiente para a medição do consumo total do posto de transformação, impossibilitando o acesso de consumidores ao medidor de energia. Os novos equipamentos, que deverão ser instalados junto aos transformadores de distribuição, indicarão o consumo total de energia elétrica na rede de baixa tensão atendida em cada posto de transformação.

Assim, a Cemar poderá calcular os valores mensais do consumo de energia elétrica de todos os consumidores e comparar o valor com o registrado no mesmo período pelo medidor integrado ao transformador de distribuição. Além disso, o equipamento inclui um dispositivo de comunicação digital de curta distância, que registrará os dados diretamente em um telefone celular de última geração, facilitando o trabalho dos profissionais que fazem a medição do consumo.

Um estudo realizado recentemente pela Cemar apontou que alguns alimentadores de distribuição chegam a apresentar 60% de perdas comerciais. A companhia já utiliza serviço similar de medição fiscal em áreas urbanas, inclusive na capital São Luiz. De acordo com o pesquisador do Departamento de Eletro-Eletrônica do Lactec, Marcelo Antonio Ravaglio, a aplicação da tecnologia que em áreas urbanas e rurais é inédita. "O projeto pode gerar inclusive uma nova patente para o mercado nacional de tecnologia", afirma.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 234 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal