Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/10/2008 - Convergência Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Hackers miram celulares para fraudes corporativas


Todo cuidado com o seu smartphone. Ele é um potencial alvo de ataque de hackers. O alerta é da F-Secure, fornecedora de soluções de segurança. Segundo estudo divulgado nesta segunda-feira, 20/10, já existem 409 ameaças para celulares catalogadas e, apenas esse ano, 19 novas foram desenvolvidas com objetivos que variam desde interesses comerciais, financeiros e pessoais, até fraudes corporativas.

Segundo o levantamento, 97% desses códigos maliciosos são desenvolvidos para atingir a plataforma Symbian, sendo que o tipo que mais predomina é o cavalo-de-tróia (90%). Além disso, 100% deles podem ser adquiridos por meio de downloads de aplicativos contaminados da internet. "Alguns (19,5%) utilizam também o mecanismo bluetooth para contaminação e outros (7,5%) são transmitidos durante trocas de mensagens SMS", aponta Gabriel Menegatti, diretor técnico da F-Secure.

O especialista conta que celulares que não estão protegidos com alguma solução podem ser facilmente contaminados mesmo via bluetooth em que há necessidade de aceitar o recebimento de qualquer arquivo.

"Isso acontece porque a ameaça bloqueia a opção de não, deixando disponível apenas o sim como resposta, o que obriga o usuário a aceitar a mensagem e receber o documento contaminado", explica Menegatti.

Ele lembra que outra forma bem comum de adquirir uma ameaça é a troca de cartões de memória realizada, disfarçadamente, pelo criminoso, caso o usuário deixe o celular disponível em ambientes públicos e se distraia.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 190 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal