Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/10/2008 - Yahoo Notícias / Magnet Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

FBI mantinha site isca para cibercriminosos

Por: Rodrigo Martin de Macedo


O site DarkMarket, dedicado à comercialização de números de identidade e cartões de crédito na internet, era mantido como isca pelo FBI como parte de uma operação secreta, segundo sites internacionais.

O site The Register afirma que 56 pessoas foram presas por ligação ao site e que, segundo a rádio alemã Südwestrundfunk, era mantido por um agente da polícia federal americana, em Pittsburgh.

Alguns hackers suspeitavam da armadilha, já que em 2006 um dos membros do site descobriu que o administrador, que utilizava o nome Master Splynter (Mestre Splinter, com "i", era o nome do mentor das Tartarugas Ninja), havia se autenticado no site através de computadores de uma rede de segurança forense americana.

Documentos vazados mostram que Splynter era, na verdade, o agente J. Keith Mularksi, e que as mensagens obtidas pelo fórum que possuía mais de 2.500 membros eram usadas como pistas para caçar criminosos.

Em um longo artigo investigativo, a Wired, afirma que no dia 4 de outubro, o site foi fechado e Splynter publicou uma carta informando que o site estava atraindo muita atenção de agências internacionais, uma mensagem de tom irônico que diz que "era questão de tempo acontecer [o fechamento]" e "quando se está no topo, as pessoas tentam lhe derrubar".

Lord Cyric, outro administrador do DarkMarket, afirmou que Master Splynter foi convidado para administrar o grupo em 2006, como um spammer, listado inclusive pelo órgão antispam SpamHaus como cibercriminoso da Europa Oriental.

Cyric, hacker canadense que vendia identidades roubadas, está tranqüilo, já que acha que os agentes americanos não conseguirão pegá-lo. Especialistas, entretanto, acreditam que outras prisões serão feitas durante o próximo mês.

Essa não seria a primeira vez que o FBI se disfarça para pegar cibercriminosos. Agentes participaram do fórum hacker ShadowCrew através de um informante infiltrado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 178 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal