Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/09/2006 - Gazeta de Limeira Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia alerta sobre novo golpe contra aposentados


Em apenas uma dia, seis aposentados chegaram a ser vítimas de uma nova modalidade de golpe aplicada em Limeira neste mês. O golpista se passa por “funcionário”, manipula o caixa-eletrônico depois que o idoso digita a senha e recomenda que ele se dirija ao caixa convencional. Este é o tempo suficiente para o criminoso fazer o saque no caixa eletrônico sem que a vítima perceba.
De acordo com o delegado do 1º Distrito Policial (DP), Renato Balestrero Barreto, a Polícia já identificou os autores que agem em duplas. “Um se passa por funcionário e outro como usuário que pede atendimento. Assim dão mais veracidade a situação”, explicou.
Ao ver o suposto funcionário ajudando outro usuário, o aposentado acaba caindo com mais facilidade no golpe, aplicado em várias agências bancárias da região central.
Um deles, de 75 anos, que preferiu não se identificar, contou o drama à reportagem da Gazeta. “Eu fui sacar o dinheiro e um homem me ofereceu ajuda. Cheguei a digitar minha senha, mas o golpista recomendou que eu me dirigisse ao caixa interno do banco. Foi lá que eu percebi que o dinheiro tinha sido sacado minutos antes sem que eu tivesse notado”, relatou emocionando. Além da perda de R$ 900, o aposentado disse que o que mais revolte a humilhação. “Eu sempre acompanho as notícias do jornal para me manter bem informado, mas este tipo de golpe faz vítimas com muito mais facilidade”, desabafou.
Apesar de acreditar que o sucesso de golpes acontece em função da ganância da própria vítima, o delegado concorda com as palavras deste idoso e afirmou que os criminosos estão cada vez mais estratégicos. “No entanto, isso não isenta a responsabilidade dos bancos que oferecem uma segurança totalmente ineficiente”, declarou.

BEM VESTIDOS

De acordo com Balestrero, a Polícia procura agir detectando os autores do crime e também alertando a população. O delegado informou que a dupla que age próximo aos dias do pagamento das aposentadorias já foi identificada.
Trata-se de dois homens pardos, de estatura mediana que aparentam ter 23 anos. Ambos andam bem-vestidos, normalmente com traje social. “Em caso de qualquer suspeita a Polícia deve ser acionada e os usuários dos bancos devem exigir identificação antes de fornecer qualquer tipo de informação”, orientou.

SEGURANÇA

O assunto segurança em bancos já foi debatido neste ano entre Polícia e instituições. Como a Gazeta publicou em maio, os gerentes das agências da região central se reuniram na Delegacia de Investigações Gerais (DIG). O encontro atendeu ao pedido do delegado José Aparecido Cortez e os representantes dos bancos prometeram maior reforço na vigilância interna. Na época a modalidade mais comum de golpe era feita com o uso do celular. Com discrição o golpista se passava por um cliente comum do banco e observa o valor que será sacado pela vítima. Imediatamente, através do telefone móvel, transmitia essa e outras informações, como características de vestimento, para seus comparsas, que normalmente ficavam em motos na área externa do banco. Com os dados essenciais, os criminosos cometiam o assalto obrigando o alvo a entregar exatamente a mesma quantidade sacada. (ESS)

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 399 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal