Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/10/2008 - Folha de São Pedro Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Trotes telefônicos voltam a ocorrer em São Pedro


Que o telefone é uma ferramenta para muitos profissionais, empresas e pessoas físicas, isso todos sabemos. Que se tornou um item indispensável para o brasileiro (temos quase 1 aparelho por habitante), todo mundo também sabe. O que não imaginávamos é que o telefone também se tornaria ferramenta para bandidos e estelionatários. Recentemente, novos trotes andaram rondando pela nossa cidade de São Pedro. Por questões de segurança, as pessoas citadas nessa matéria pediram para não serem identificadas.
No início do ano choveram denúncias de ligações de pessoas se dizendo funcionários da Telefônica, e que pediam para as pessoas digitarem números, e suas linhas telefônicas eram transferidas para celulares de presídios, ou de outras cidades. No mês seguinte, contas estratosféricas (como uma de 4 mil reais) chegavam para o assinante pagar , que ele não entendia nada.
Outra modalidade que ocorreu por esses tempos na cidade, foram ligações de pessoas, que no começo diziam ser engano na casa das pessoas, e perguntavam quem falava. Ou então ligavam num determinado número falando que haviam recebido ligações daquele número em seu celular, e ficavam perguntando quem morava na casa, a fim de descobrir o nome das pessoas.
De formas mais amenas e criativas, às vezes as pessoas ligam e se dizem de lojas de departamentos, que estão conferindo cadastros, ou que pessoas esqueceram documentos na loja, e que precisam entrar em contato com elas. É apenas uma forma de descobrir mais dados (como endereço ou nome de parentes) para serem usados depois.
Uma vez com os nomes dos moradores nas mãos, ligavam dias depois fazendo ameaças, dizendo eu estavam com um parente da pessoa, que havia sido seqüestrada, e pediam resgates, que deveriam ser depositados em contas bancárias.
Recentemente a funcionária de uma escola da cidade, foi vítima deste golpe. Uma pessoa que sabia seu nome e o nome de sua filha ligou em seu celular e disse estar em poder de sua filha. Após o susto, a referida mulher conseguiu falar com a filha e se certificar de que estava tudo bem.
Os telefonemas são tão elaborados que por muitas vezes ouve-se vozes de crianças gritando a palavra “mãe”, ou até mesmo o nome da mãe, para tornar a ligação mais verídica. E é claro, sob pressão, e ouvindo os gritos, as vítimas ficam mais descontroladas e vulneráveis.
Geralmente as ligações acontecem por volta do meio-dia, e os falsos seqüestradores falam que pegaram filhos ou filhas na saída dos colégios. Algumas ligações são provenientes de celulares do Rio de Janeiro, provavelmente de presídios daquele estado, mas também já ocorreram ligações vindas da própria cidade, de outros celulares e até de orelhões.
A polícia sempre adverte aos usuários de telefone, para que nunca digitem números solicitados, seja por quem for, e jamais se identifiquem sem saber com quem estão falando. Fornecer um simples nome pode ser o começo de uma seqüência de trotes terríveis. Por isso, fica aqui o reforço, jamais forneçam qualquer nome, endereço ou dados pessoais se não souberem quem está do outro lado da linha. É preciso ficar atento.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 221 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal