Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/10/2008 - Ciberia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsos anti-vírus afectam 30 milhões de internautas


Segundo o PandaLabs foram mais de 30 milhões os utilizadores da Internet enganados por programas falsos de anti-vírus cujo único objectivo é captar o seu dinheiro e informação pessoal.

Este é um fenómeno que se tem vindo a intensificar, verificando-se um aumento rápido do número de infecções provocadas por esta forma de adware, do qual já existem mais de 7000 variantes, informa o PandaLabs, citado pelo "Ars Technica".

Os canais de disseminação destes falsos anti-vírus são similares aos utilizados por outros tipos de malware: através de ficheiros duvidosos em redes "peer-to-peer" (P2P), anexos de e-mail provenientes de remetentes desconhecidos e páginas web maliciosas.

Normalmente estes programas são anunciados através de janelas pop-up insistentes que alertam o utilizador para o suposto risco que o computador está a correr.

Apesar de muito internautas terem conhecimento de que não devem entregar informações privadas ou números de cartões de crédito nestas situações, o PandaLabs estima que 3% dos utilizadores forneceram dados pessoais.

O preço médio destes programas ronda os 50 euros, o que leva o PandaLabs a estimar que os seus criadores facturem mais de 10 milhões de euros por mês.

Os custos financeiros podem contudo ser bastante mais elevados, se os utilizadores fornecerem os seus números de cartões de crédito e estes forem usados para fins fraudulentos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 212 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal