Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/10/2008 - Diário do Nordeste Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pesquisas fraudulentas. Deputados estão cobrando ações


As supostas pesquisas fraudulentas realizadas no período das eleições municipais, tema que vem sendo bastante discutido pelos deputados, ganhou ontem mais um episódio na Assembléia. Após a reclamação dos parlamentares de que candidatos foram prejudicados por pesquisas falsas, o deputado Artur Bruno (PT) mostrou a gravação de uma ligação feita de uma rádio para um tal Instituto Icop, feita no dia 30 de setembro, quando um pretenso candidato diz querer contratar uma pesquisa que o favoreça e a pessoa contactada diz ser possível ser feita.

Desde a volta do recesso branco, dia 7 de outubro, após as eleições, os deputados têm reclamado de pesquisas fraudulentas feitas em benefício de quem as contratou. Os deputados Dedé Teixeira (PT) e Washington Góis (PRB) já se queixaram de ter sido prejudicados nos municípios que concorreram, Icapuí e Caucaia, respectivamente, devido a pesquisas tendenciosas. Washington ganhou e Dedé perdeu.

Investigação

O deputado Artur Bruno engrossou o coro dos que defendem a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa para apurar esses casos de pesquisas falsas, pois acredita que se nada for feito, nas próximas eleições os mesmos Institutos de pesquisas estarão agindo outra vez. “Essa Casa tem que fazer uma CPI. Se houver adesão dessa idéia, saiamos com requerimento coletivo”, destacou.

O petista ainda sugeriu que uma comissão de parlamentares vá até a Procuradoria Regional Eleitoral; a procuradora-geral de Justiça do Estado do Ceará e à desembargadora presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Huguette Braquehais, para analisar o aspecto jurídico para se instalar a CPI na Assembléia. Bruno também questionou números do Ibope em relação às eleições em Fortaleza.

O deputado Roberto Cláudio (PHS), que estava presidindo a sessão, disse que essa decisão deve ser tomada em reunião da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes da Casa. Para o deputado Heitor Férrer (PDT), algo tem que ser feito de concreto para que ninguém mais seja vítima de tais Institutos. Welington Landim (PSB), outro que já havia tratado da questão, disse que não só os Institutos deveriam ser investigados, mas também quem contrata as pesquisas fraudulentas, pois segundo ele, o contratante “é o autor intelectual da fraude”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 196 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal