Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/10/2008 - Revista Fator Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bancos discutem crimes cibernéticos, governança corporativa e lavagem de dinheiro


Congresso da Febraban tratará ainda de adequação às regras contábeis internacionais, privacidade de informação e auto-regulação.

O 9º Congresso de Auditoria Interna e Compliance, realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo, nos dias 30 e 31 de outubro, vai reunir executivos de instituições financeiras do Brasil e América Latina para tratar de temas como prevenção à lavagem de dinheiro, combate aos crimes na Internet e também sobre leis e resoluções governamentais que regulam, principalmente, os processos de controle interno e auditoria.

No primeiro dia do evento, o painel Normatização e aplicação dos conceitos internacionais de riscos e controles terá a presença de Amaro Luiz de Oliveira Gomes, chefe do Departamento de Normas do Banco Central.

Ainda no dia 30, no painel Prevenção a Lavagem de Dinheiro - Lei 9.613 / 10 anos - balanço e expectativas, o destaque fica para a participação de Antônio Carlos Ferreira, diretor de Fiscalização do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF). No segundo dia do evento, haverá divulgação da Pesquisa sobre governança corporativa na América Latina, com a apresentação de Edgar Suárez, Gerente Geral da Consultoria Empresarial Suarez Y Associados, da Colômbia.

Também no segundo dia, o delegado da Polícia Federal, da Unidade Repressão a Crimes Cibernéticos, Carlos Eduardo Sobral, estará no painel Crimes cibernéticos - prevenção e detecção.

Atividades suspeitas - O COAF, ligado ao Ministério da Fazenda, recebeu em 2008 (até junho) 367 mil notificações de atividades suspeitas. Como comparação, de 1999 a 2002, o Conselho recebeu cerca de 17,7 mil notificações. Sem dúvida, esse crescimento representa um avanço no combate às atividades ilícitas relacionadas à lavagem de dinheiro no país.

Desde sua criação, o número de notificações de atividades suspeitas vem aumentando, ano a ano. Em 2006, o número de notificações foi de 194 mil. No ano seguinte, o total de notificações bateu a marca de 335,3 mil. Em 2008, somente até junho, foram feitas 367,4 notifiçações.

O 9º Congresso de Auditoria Interna e Compliance deve contar com a presença de mais de 400 executivos das instituições financeiras, e será realizado no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo.

9º Congresso de Auditoria Interna e Compliance, dia 30 e 31 de outubro de 2008, no Centro Fecomércio de Eventos - São Paulo-Rua Dr. Plínio Barreto, 285 | Inscrições: www.febraban.org.br

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 198 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal