Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/10/2008 - Comunidade News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Brasileira de Mount Vernon é vítima em suposta fraude na internet


Muitas pessoas procuram sites na internet para anunciar venda de produtos, na intenção de agilizar as negociações. Mas não foi o que aconteceu com uma brasileira residente em Mount Vernon, Nova York. Ela foi vítima de uma suposta fraude ao usar o site Craigslist.com.

A brasileira preferiu não se identificar. Há aproximadamente um mês, ela colocou um anúncio no site Craigslist, para vender as rodas do carro, e foi então contatada via e-mail por uma pessoa, que supostamente mora em Londres. No e-mail, o interessado fornece o endereço de um amigo residente em Minnesota, que enviaria as peças para ele.

Ainda segundo a brasileira, as rodas foram anunciadas no valor de $800, mas ela recebeu um cheque no valor de $2,500. A diferença, conforme explicação do suposto cliente, deveria ser enviada ao amigo que mora nos EUA. Este último, por sua vez, mandaria retirar as rodas na casa da brasileira.

Depois de avisado por e-mail que o cheque havia compensado, o suposto cliente passou a ligar insistentemente para a brasileira, para que o dinheiro fosse enviado para Minnesota. Ela chegou a transferir os $1,700 via Western Union, porém conseguiu cancelar a operação e reaver o dinheiro, porque não forneceu o número para a retirada do dinheiro em Minnesota, pois já estava desconfiada. Por causa da desistência, perdeu $110, quantia relativa a taxas de transferência.

Dias mais tarde, a brasileira soube que a conta do cheque do suposto cliente estava fechada, isto porque o banco leva cerca de cinco dias para saber se um cheque foi roubado ou se a conta está fechada, mesmo que o dinheiro caia na conta do cliente. De acordo com a brasileira, ela correu o risco de ter a conta fechada, pois o banco poderia considerar que ela estaria participando de uma fraude.

O cheque foi enviado a ela via UPS, da cidade de San Fernando, Califórnia, e com um endereço para retorno da Barnes & Noble de Monroe (NJ), o que também causou estranheza nela. Enquanto isso, ela recebia ameaças por telefone do suposto comprador. “Se você não mandar o dinheiro, vou mandar alguém na sua casa pegar as rodas e o meu dinheiro, vou mandar a polícia na sua casa”, teria dito ele, segundo a brasileira.

Orientações

Ao procurar ajuda junto a uma pessoa muito influente da cidade, a mulher teria sido humilhada, segundo ela, ouvindo inclusive que poderia estar contribuindo com atividades ilícitas, tais como tráfico de drogas. Com a cópia do cheque, ela foi até a polícia, que disse que não havia maneira de rastrear um “fantasma”. A polícia disse ainda que o suposto cliente poderia estar usando um telefone pré-pago para fazer as ligações.

A advogada da Barnes & Noble confirmou que se tratava de uma fraude, e disse que já havia recebido outras ligações. Outro advogado americano aconselhou a brasileira a dizer ao suposto cliente, caso ele fizesse novas ameaças, para que ele buscasse o dinheiro, que a polícia já estava a par do assunto. O advogado aconselhou-a ainda a não fazer mais transações comerciais pelo Craigslist e sim pelo E-bay, e disse que americanos já caíram em ciladas semelhantes. O profissional enfatizou ainda que, mesmo estando indocumentada, como é o caso da brasileira, a pessoa tem direitos e deveres iguais neste país.

Isto incentivou a brasileira a ligar para o Comunidade News para fazer a denúncia. Ela destacou ainda a grande ajuda do Civic Center, que se prontificou a acompanhá-la até a polícia e a atuar como tradutor, caso fosse necessário. A brasileira não quis levar a investigação adiante, pois teme pelo marido e pela filha de 3 anos de idade, mas tomou o cuidado de trocar as senhas bancárias, o número do telefone celular e o endereço de e-mail.

Além de aceitar classificados de compra e venda, o Craigslist também oferece espaço para procura de emprego e para pessoas que oferecem serviços. Segundo a brasileira, o próprio site orienta a não aceitar cheques, em caso de transações comerciais.

Tanto ela quanto o Comunidade News entraram em contato com o site, via e-mail, mas não obtiveram resposta até o fechamento da edição.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 189 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal