Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/10/2008 - Campo Grande News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PM alerta sobre cuidados nos caixas eletrônicos

Por: Fernanda Mathias


Com os bancários em greve, grande parte da demanda nas agências deve ser direcionada para o auto-atendimento, em terminais eletrônicos. Diante disso, a Polícia Militar está emitindo um alerta à população, para evitar ação de golpistas e de ladrões.

Uma dica é não aceitar ajuda de desconhecidos, o que já não é novidade, sempre desconfiando de quem oferecer vantagens financeiras. A ajuda só deve ser solicitada de funcionários identificados. É preciso ter cuidado com pessoas que organizam filas e se fazem passar por funcionários.

É preciso exigir que as pessoas que estão atrás na fila respeitem os limites das faixas que garantem a privacidade no uso dos caixas eletrônicos. Ainda neste sentido, uma dica é colocar o corpo bem junto ao teclado, ao digitar a senha.

É preciso estar alerta à presença de pessoas suspeitas no interior da cabine ou nas proximidades e tomar especial cuidado com esbarrões aparentemente acidentais. Outra orientação é que o usuário não saia da agência antes de se certificar de que esta com seu cartão e que o cartão que lhe foi devolvido é realmente o seu.

É recomendado levar sempre um acompanhante e dar preferência para saques em caixas eletrônicos instalados em locais de grande movimento de pessoas, durante o dia, preferencialmente no horário comercial. Quando for necessário faze-lo de noite, alguns pontos considerados seguros são shoppings e supermercados, que têm grande movimentação de pessoas.

“Não acredite em tragédias familiares contadas por estranhos que o abordam nas filas dos bancos, propondo-se a transferir valores para a sua conta, para que possam ser sacados através de seu cartão magnético. Chame a polícia, se o desconhecido insistir” informa a nota da PM..

Ser ágil no caixa e recusar a oferta de estranhos de passar seu cartão em terminal avulso, são outras orientações. “Fraudadores têm utilizado esse golpe para clonar (copiar os dados) cartões e obter senhas”, avisa a PM.

Os bancos entram hoje no terceiro dia de greve. Ontem, 52 agências aderiram à paralisação, segundo o sindicato dos bancários em Campo Grande e região.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 187 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal