Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/10/2008 - Portal Imprensa Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Crakers usam nome da Central Globo de Jornalismo para invadir computadores


Crackers criaram um falso e-mail em português divulgando um falso acidente com um ator famoso para invadir computadores. A mensagem fraudulenta é escrita em nome da Central Globo de Jornalismo e usa os logotipos da Rede Globo e do site de notícias G1.

O texto, que não especifica o nome da celebridade, diz que o acidente de automóvel deixou "dois mortos e um ferido" e que o conteúdo foi verificado pela empresa de segurança Trend Micro. Essa estratégia é usada para passar credibilidade ao internauta, estimulando-o a clicar no link sugerido na mensagem.

Os que caem no golpe são direcionados para um site falso do G1. De acordo com a Trend Micro, essa página tenta baixar um software malicioso que rouba informações com o uso de keyloggers, ou ferramentas que copiam os dados digitados no teclado.

O analista de ameaças da Trend Micro, Eduardo Godinho, ensina que "quando a curiosidade é maior do que a preocupação de afetar a segurança do computador, a dica é acessar diretamente a página indicada, em vez de usar o link disponibilizado no e-mail".

De acordo com o site G1, esse tipo de fraude, conhecida como phishing scam, é baseada no envio de e-mails ou divulgação de links na web sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando aceitam a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas que, geralmente, têm por objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 179 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal