Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/10/2008 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

EUA recebem milhares de formulários falsos para registro de eleitores


Funcionários eleitorais informaram ter recebido mais de 2.000 formulários falsos para registro de eleitores no Condado de Lake, em Indiana. Os formulários vieram de um grupo ativista liberal que já enfrenta acusações de fraude em outros Estados.

O Conselho Bipartidário de Eleições do Condado de Lake interrompeu o processamento de cerca de 5.000 aplicações -entregues pouco antes do prazo final para o registro de eleitores, em 6 de outubro- depois de descobrir que os primeiros 2.100 pedidos de registro eram falsos.

"Todas as assinaturas pareciam exatamente iguais. Tudo no formulário parecia exatamente a mesma coisa", disse Ruthann Hoagland, um dos republicanos do Conselho, citado pela CNN.

Os formulários foram entregues pela Associação das Organizações Comunitárias pela Reforma Agora (Acorn, na sigla em inglês), que enfrenta acusações por preencher registros fraudulentos de eleitores em Nevada e está sob investigação em outros Estados, informa reportagem da CNN.

Os formulários incluíam nomes de pessoas mortas e até mesmo de uma rede de restaurante, Jimmy Johns. "Acorn, com seu intento, talvez tenha sido boa no começo, mas errou em algum lugar", disse a democrata Sally LaSota, que chamou os formulários de fraudulentos e reiterou que a organização fez algo ilegal.

Um advogado do grupo, Brian Mellor, afirmou a Acorn tem seu próprio processo de controle de qualidade e que já demitiu funcionários no passado. Contudo, ele ressaltou à CNN que as acusações de fraude são uma tentativa do governo de manter as pessoas longe das urnas.

"Nós acreditamos que o propósito é atacar a Acorn e suprimir os votos. Nós acreditamos que, atacando a Acorn, eles vão desencorajar as pessoas que se registraram através de nossa campanha", disse Mellor.

A reportagem da CNN informa ainda que um subsidiário do grupo recebeu US$ 800 mil da campanha do candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, para registrar eleitores para as primárias deste ano.

A campanha democrata afirmou que está "comprometida em proteger a integridade do processo de votação" e negou ter trabalhado com a Acorn nas eleições gerais.

Impedimento

O jornal "The New York Times" afirmou em reportagem publicada na quinta-feira que milhares de pessoas habilitadas a votar em pelo menos seis Estados cruciais para as próximas eleições não puderam se registrar ou tiveram seus registros eleitorais apagados.

O jornal, que afirmou ter revisado os censos estaduais, acrescentou que essas pessoas foram impedidas de se registrar, algo que aparentemente "viola a lei federal".

O erro, contudo, não parece coordenado por um ou outro partido nem conseqüência de uma infração proposital às regras por parte dos funcionários eleitorais. O jornal atribui o impedimento a erros no manejo de registros e antecedentes dos eleitores.

Os impedimentos para o registro de eleitores, segundo o jornal, ocorreram em seis Estados: Colorado, Indiana, Ohio, Michigan, Nevada e Carolina do Norte.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 244 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal