Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/10/2008 - Diário da Manhã Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Presos líderes do Golpe do Finan

Por: Matheus Álvares Ribeiro


A Polícia Civil prendeu ontem, em Anápolis, dois homens acusados de serem os maiores especialistas no golpe do carro financiado. Apelidados “Reis do Finan”, Aguimar Cardoso da Silva, 57, o “Vovozona”, e Sebastião Araújo Farias, 37, o Ticão, fazem parte de duas quadrilhas atuantes em Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

De acordo com o delegado Fernando Sacuraba, responsável pelo caso, laranjas compravam carros com documentos falsificados, sem entrada, e financiavam todo o valor do veículo. Nenhuma parcela do financiamento era paga e o veículo era vendido posteriormente com valor muito abaixo do mercado. Estima-se que a quadrilha movimente R$ 50 mil por semana.

Os dois conseguiam praticamente qualquer carro e agiam sob encomenda. O comprador do veículo geralmente sabe do golpe e é conivente com a prática. Os carros mais comuns eram Uno, Palio, Strada, Focus e Palio Weekend. No entanto, veículos mais sofisticados, como Mercedes, eram usados.

Depois da compra do carro “Finan”, o proprietário pode usufruir da aquisição por, pelo menos, um ano. Para despistar a investigação das financeiras, o IPVA do carro é pago em outra cidade. Assim, o motorista pode trafegar sem medo de descobrirem a fraude, já que toda a documentação estará regular. O destino final dos veículos adulterados, normalmente, é a revenda ou o desmanche de peças.

Fernando Sacuraba ressaltou que o perfil dos compradores desse tipo de veículo é de pessoas geralmente com baixo poder aquisitivo e sem crédito no mercado. A polícia suspeita de envolvimento de vendedores no esquema.

***

Como funciona o esquema

* O “cliente”, interessado em um carro, procura o estelionatário e encomenda o veículo.

* Laranjas compram o carro, usando documentos falsos. O negócio é fechado sem o pagamento de entrada e todo o valor do veículo é financiado.

* Com o veículo em mãos, as parcelas do financiamento não são pagas. O comprador recebe um carro zero, por um terço do valor.

* Para despistar as investigações, o IPVA é pago em outra cidade.

* Aplicado o golpe, o proprietário pode dirigir, sem medo. Caso seja abordado pela polícia, a documentação estará regular.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 386 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal