Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/10/2008 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MP denuncia 30 por fraudes de R$ 13 milhões em São Caetano do Sul


SÃO PAULO - O Ministério Público denunciou 30 pessoas acusadas de fraudar licitações na prefeitura de São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Segundo os promotores, o bando desviou mais de R$ 13 milhões dos cofres públicos. Os promotores analisaram 89 processos de licitação. Em todos, eles foram encontradas irregularidades.

Entre os casos citados na denúncia, está a obra de construção de uma rampa para deficientes físicos, em 2002. Para a rampa, foram pedidos 22 aparelhos de ar-condicionado, mesmo com ela sendo ao ar livre. Os aparelhos nunca foram entregues, mas foram pagos. Outros 22 aparelhos de ar-condicionado foram pedidos para serem instalados em banheiros e cozinhas das escolas públicas em outra licitação.

Uma obra no Estádio Anacleto Campanela também foi investigada pelos promotores. Empresas que nem existiam chegaram a participar da licitação. No documento da Receita Federal consta que a empresa Pires e Donizete Montagens foi aberta em junho de 2000 - mas dois meses antes de ser criada, ela já havia vencido a concorrência.

Segundo os promotores, os desvios ocorreram entre os anos 1997 e 2004. Um dos envolvidos, de acordo com a promotoria, é o procurador de Justiça aposentado Antonio Gusman Filho, que na época era assessor jurídico do prefeito já falecido Luiz Tortorelo.

- Neste período o que valia ali dentro era um grande sentimento de impunidade. Todos tinham absoluta certeza de que não seriam descobertos e que não seriam punidos pelas falcatruas que estavam cometendo - diz a promotora Sandra Reimberg.

Antônio Gusmam Filho disse que só vai se manifestar depois ter acesso à denúncia do Ministério Público. A prefeitura de São Caetano disse que a corregedoria do município também está investigando as fraudes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 260 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal