Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/10/2008 - Jornal O Serrano Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Secretaria de segurança alerta para cuidados após perda, furto ou roubo de documentos


Você teve o documento roubado, furtado ou perdido? Então é bom tomar alguns cuidados para que seu nome não seja utilizado indevidamente no comércio ou até mesmo por pessoas que cometeram algum tipo de crime, como homicídio, por exemplo, pois bandidos usam nomes e números das vítimas para aplicar golpes e fraudes.

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) demonstram que desde a criação da Delegacia On-line (http://www.delegaciaonline.sesp.es.gov.br), em maio de 2006, foram registradas 15.901 ocorrências para comunicar perda, furto ou roubo de documentos. Uma média de 27,36 boletins por dia.

Com isso, para evitar futuros problemas com a justiça, a Secretaria de Segurança ressalta a importância de ser comunicada e ressalta a importância das pessoas também informarem às Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDLs) ou às Associações Comerciais e Industriais dos municípios sobre o ocorrido. Pouca gente sabe da importância de se fazer esse tipo de alerta, porém são eles que evitarão futuras dores de cabeça por terem o nome vinculado a um empréstimo ou financiamento de um produto em que a pessoa não realizou.

A CDL Vitória, através de seu departamento de Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mantém ativa uma Central de Alerta a ser utilizada para estes casos. O cidadão que for assaltado deve ligar para 0800-709-7777 e registrar o alerta de documentos e cheques que foram roubados, de forma provisória. A partir deste momento este alerta já aparecerá nas consultas feitas no comércio, evitando que esses documentos sejam utilizados indevidamente.

E atenção: dentro de três dias o cidadão deve comparecer ao balcão da CDL do seu município portando o Boletim de Ocorrência para que o alerta seja confirmado, caso contrário ele será cancelado por falta de comprovação.

Boletim de Ocorrência pode ser realizado pela Internet

No Estado, a Secretaria de Segurança disponibiliza os endereços da Delegacia On-Line (http://www.delegaciaonline.sesp.es.gov.br/ ou www.sesp.es.gov.br) para a população registrar ocorrência pela Internet ou nos terminais eletrônicos (tótens), disponibilizados pelo Governo do Estado. Com o serviço, a população pode registrar furtos e roubos de documentos, de aparelhos de celular, de veículos e de perda de objetos, sem precisar ir até um Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Comunicado ao Serasa pode ser feito por telefone

As pessoas interessadas em se comunicar com a Serasa devem ligar para (11) 3373-7272. Mais informações sobre a Serasa podem ser obtidas no site http://www.serasa.com.br

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 320 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal