Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/09/2008 - Jornal da Cidade de Bauru Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe do carro sorteado reaparece

Por: Lígia Ligabue


Dinheiro não cai do céu. E ganhar carro zero quilômetro em sorteio, sem ter se inscrito para participar da premiação é, no mínimo, suspeito. No último domingo à noite, estelionatários “atacaram” Bauru, enviando mensagens para celulares utilizando nome de uma emissora de TV. No golpe, afirmavam que o proprietário do aparelho foi sorteado com um carro e dois aparelhos de telefonia móvel de última geração. O objetivo é induzir a vítima a comprar recarga para celulares. Duas pessoas que receberam as mensagens, mas não caíram na armadilha, falaram ao Jornal da Cidade.

O texto é sedutor e os golpistas são eficientes. A mensagem alega que a promoção é em comemoração aos 26 anos de um programa do SBT. Quem liga para o número informado é atendido por uma pessoa que diz ser funcionário da emissora. O golpista ainda informa número de protocolo, uma senha e até garante que um representante da empresa vai procurar a vítima.

Para maior “credibilidade” é pedido o número do código de barras de produtos de uma empresa do setor alimentício, a suposta patrocinadora da promoção. Tudo enganação. Ao final da conversa, vem o verdadeiro motivo da mensagem. O golpista informa que a premiação só será concretizada após a vítima informar os números de alguns cartões de recarga de celulares.

Muita gente já conhece o golpe e ignora a mensagem recebida. Outros, resolvem ligar para ver do que se trata. No domingo à noite, mais uma vez tentaram aplicar a estratégia em Bauru. As duas pessoas que ligaram para a reportagem do Jornal da Cidade não caíram no golpe e a Polícia Militar não registrou nenhuma ligação no telefone de emergência alertando sobre o caso. Mas, muitas vezes, quem é vítima acaba não informando.

A recepcionista Solange Parras, 53 anos, conta que a mensagem recebida anteontem a “premiou” com um Ford EcoSport. Sabendo se tratar de golpe, resolveu ligar. “Quando eu questionei se realmente eram da emissora, passaram a me ofender”, conta.

Uma mulher, que pediu para não ter o nome divulgado, contou que seu marido “ganhou” um Cross Fox e dois celulares 3G. Nos dois casos, as ligações deveriam ser feitas para um aparelho móvel com DDD de Fortaleza (CE). “Eu liguei para saber do que se tratava e atenderam como sendo do SBT, e disseram que eu precisava informar os códigos de barras de dois produtos”, explica.

Ela informa que percebeu se tratar de um golpe quando pediram os códigos de quatro cartões de recarga de R$ 15,00 cada. “Eles me disseram que o valor seria devolvido depois. Desconfiei e fui procurar a polícia”, diz. Porém, ela reconhece que quem liga se surpreende. “Tem até gravação falando ao fundo sobre a promoção. A pessoa cai direitinho”, conta.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 218 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal