Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/09/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Terrorista clona cartão para financiar atentado, diz agente americano

Por: Dório Victor


Golpe antigo, praticado até recentemente por quadrilhas de estelionatários, a clonagem de cartões de crédito, ou apenas o furto do número, agora é alvo de terroristas de todo o mundo. O objetivo é financiar atentados terroristas, como o de 11 de Setembro. As afirmações são do especialista Jeffrey Hill, do Serviço Secreto Americano, divulgadas nesta quinta-feira (25) durante a 5ª Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos (ICCyber 2008), que é realizado em um hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

De acordo com Hill, os números dos cartões são roubados por hackers, que, pela internet, invadem sites de todo o mundo para aumentar o poder financeiro de seus grupos.

“Por exemplo, terroristas da Indonésia usaram cartões de crédito falsos para financiar ataques terroristas em Bali. Os grupos de terrorismo estão desenvolvendo a capacidade de piratear cartões de créditos para financiar estes ataques”, disse.

Atentados são planejados pela internet

Jeffrey Hill disse, durante sua palestra na conferência, que, atualmente, os atentados terroristas são planejados quase totalmente pela internet.

“A al-Qaeda planejou quase 80% do ataque de 11 de setembro pela internet. Eles usam, inclusive, para recrutar novos membros. Em outros casos, terroristas conseguem interromper a comunicação dos serviços essenciais, como trens, emergências hospitalares, semáforos, etc. Na verdade, eles não interrompem somente as comunicações. Eles estão potencializando um possível ataque físico”, disse.

E concluiu: “Muitas vezes, se atribui estes tipos de ataques a jovens, mas muitas vezes não é isso que vemos”, concluiu.

Wireless facilita invasão

Para Hill, a rede wireless (internet sem fio) facilita a invasão de computadores e o acesso aos números de cartão de crédito.

“Com o wireless, você pode estar abrindo a 'porta' do seu computador. Três pessoas nos Estados Unidos, por exemplo, conseguiram recentemente roubar milhões de números de cartão de crédito. Eles ficavam andando de carro, com um notebook, procurando sinais de wireless de lojas. Quando encontravam, invadiam o computador e conseguiam roubar os números”.

A invasão de computadores pela rede wireless já acontece no Brasil, segundo o presidente da Associação Brasileira de Especialistas em Alta tecnologia (ABEAT), o perito criminal Paulo Quintiliano.

No entanto, de acordo com Quintiliano, estas invasões ainda não são associadas a ações de grupos de terroristas, ou de traficantes e paramilitares. “No Brasil isso já acontece. É só a pessoa ter um notebook e tentar localizar redes wireless sem proteção. A maior parte dos usuários não tem proteção alguma, e isso facilita a ação dos hackers”, disse.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 260 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal