Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/09/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF prende 21 envolvidos em fraude de combustível no Rio e em SP

Por: Alba Valéria Mendonça


A Operação Resplendor, planejada pelo setor de inteligência da Superintendência da Polícia Federal (PF) do Rio, já prendeu 21 suspeitos - dos 40 mandados de prisão preventiva - acusados de sonegação fiscal no transporte e de adulteração de combustíveis, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, e em São Paulo.

Entre os presos está toda a cúpula da delegacia da PF, em Volta Redonda. Outras 14 pessoas foram denunciadas no processo, mas não tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça.

Segundo o superintendente da PF no Rio, Valdinho Caetano, a operação realizada com 50 policiais federais, começou por volta das 5h, no Rio e em São Paulo. Há cerca de seis meses o setor de inteligência da PF vinha investigando a baixa produtividade da delegacia de Volta Redonda. Chamou a atenção o fato de a delegacia registrar somente casos de tráfico de drogas.

"Na investigação, descobrimos que três grupos de empresários do ramo de combustíveis sonegavam tributos relativos ao transporte de combustíveis, que vinham de São Paulo. Os empresários faziam o transporte do material com notas frias, reutilizadas ou sem notas, e eram extorquidos por policiais federais, civis e militares, além de fiscais da Receita Federal, que montavam falsas blitzen. Os empresários pagavam uma caixinha mensal para fraudar a fiscalização", explicou Caetano.

Um dos policiais federais presos, segundo Caetano, era o encarregado de fazer a arrecadação e a distribuição da propina.

"A quadrilha tinha três empresários que comandavam a operação e o chefe do núcleo de operações da PF que ficava encarregado da caixinha. Acreditamos que eles vinham agindo seguramente há um ano, com propinas de R$ 20 mil a R$ 50 mil por mês, dependendo do volume do material transportado. Também eram pagas cotas extras, quando o volume era muito grande. Só com a análise dos documentos apreendidos teremos condições de saber em quanto a Receita foi fraudada", disse Caetano, acrescentando que todos vão responder pelos crimes de formação de quadrilha armada, corrupção ativa, corrupção passiva, transporte clandestino de combustível e adulteração de combustível.

Também foram presos outros três policiais federais, dois policiais civis, nove empresários de Volta Redonda e três de São Paulo, e um despachante. A PF ainda aguarda a confirmação de um PM preso em São Paulo. Dentre os suspeitos que ainda estão sendo procurados há um policial federal, três policiais civis, oito policiais militares e seis empresários. As prisões dos policiais civis e militares são realizadas pelas corporações, segundo acordo feito com a Secretaria de Segurança Pública.

Todos os presos em Volta Redonda serão ouvidos na superintendência da PF, no Rio. O superintendente da PF seguiu, no início da tarde, para Volta Redonda, onde dará posse ao novo chefe da delegacia da cidade. Ele vai nomear o delegado Marcos Antônio Lino Ribeiro, ex-chefe da delegacia do Aeroporto de Guarulhos (SP) para o cargo. O substituto deverá ser nomeado na próxima semana.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 218 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal