Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/09/2008 - Sol Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Liberty Seguros alerta para tentativa de fraude


A companhia de seguros Liberty emitiu um comunicado para alertar para uma fraude em que alguém pede dados bancários em nome da seguradora para supostamente proceder à entrega de um prémio da lotaria espanhola.

«Esta acção de fraude acontece por carta ou email, independentemente dos destinatários serem clientes da Liberty Segurdos, informando-os que o seu número de cautela da Lotaria Espanhola foi premiado e, com a promessa de prémio, solicitam vários dados bancários de forma a receberem o montante referido na correspondência», explica a seguradora em comunicado.

A Liberty sublinha que «em nada está relacionada com este tipo de atribuição de prémios», e que a fraude é realizada em Espanha há já cinco anos.

José António de Sousa, CEO da seguradora em Portugal, afirma que «em épocas de crise, as tentativas de fraude tendem a aumentar dramaticamente» e aponta o dedo para «máfias internacionais especializadas neste tipo de fraudes».

«[As máfias] sabem que com a crise, à natural cobiça do ser humano, e ao desejo intrínseco de qualquer ser humano em querer ganhar dinheiro fácil, que turva o sentido comum e o bom senso de muitos incautos, se alia a situação desesperada de muita gente cujas finanças familiares entraram numa espiral negativa», diz o CEO da Liberty.

«Por muito desesperadas que estejam, por muito que gostem de dinheiro, por muito que tenham vontade de chegar rapidamente a uma soma considerável de dinheiro, usem o seu bom senso. Apliquem regras tão simples como: 'Se é bom de mais para ser verdade, é porque é mentira'», aconselha José António de Sousa.

A fraude da lotaria espanhola não é inédita e, segundo um artigo recente da BBC, já vitimou milhares famílias na Europa e nos Estados Unidos. Em Abril deste ano, a polícia espanhola deteve 87 cidadãos nigerianos que se dedicavam a esta prática.

Fraudes idênticas, em que se oferece dinheiro por email proveniente de um país africano, normalmente contando a história de um político assassinado, ou em que se oferece o prémio de diversos jogos de lotaria, circulam há cerca de uma década na Internet.

Seguindo a máxima do «quando a esmola é grande, o pobre desconfia», esteja atento a simples indícios de que está perante uma tentativa de fraude:

- o seu nome não aparece na carta

- o número de telefone indicado na missiva está desligado

- é pedido que não conte a ninguém que ganhou o dito prémio

- acima de tudo, se não jogou na lotaria espanhola, então trata-se mesmo de uma mentira

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 234 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal