Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/09/2008 - Diário Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Madeira: PJ expulsa alegado burlão com «dólares negros»


Um estrangeiro foi expulso do país ao ser detido pela segunda vez na Madeira quando tentava burlar recorrendo à técnica dos «dólares negros», que consiste na simulação de uma transacção cambial, anunciou hoje a PJ.
Fonte da PJ do Funchal confirmou à agência Lusa que o homem, com 38 anos, fora detido em Julho deste ano pelo mesmo tipo de ilícito e tinha pendente uma ordem de expulsão de Portugal, pelo que foi entregue ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que o encaminhou para o país de origem e «já não está na Madeira».

O homem foi localizado e identificado recentemente na posse de artefactos relacionados com a burla catalogada internacionalmente por «dólares negros», que consiste na simulação de uma transacção cambial camuflada por pretensas razões de fuga a controlo aduaneiro ou de proibição de exportação de divisas no país de origem, explica o comunicado emitido pela PJ.

Acrescenta que o burlão «fazia crer que, através da aplicação de um líquido especial, os papéis que detinha e pretendia vender se transformavam em dinheiro verdadeiro, designadamente em notas de dólares».

Só que, depois de efectuada a transacção, «os incautos acabam por adquirir simples papéis convencidos de que estavam a comprar notas dissimuladas, a preço inferior ao respectivo valor facial».

A mesma fonte salientou que apesar do modus operandi ser conhecido por «dólares falsos», o papel pode ser utilizado para qualquer tipo de moeda.

Depois da detenção realizada a 3 de Julho, esta é a segunda situação relacionada com este tipo de tentativa de burla detectada a PJ na Madeira.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 246 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal