Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/09/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Internautas não sabem identificar pop ups fraudulentos, diz estudo


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte indica que a maioria dos usuários de internet não consegue distinguir pop ups (janelas que pulam na tela do computador) legítimos dos fraudulentos. Para chegar a essa conclusão, os especialistas criaram pop ups que poderiam levar à infecção de computadores quando os voluntários clicassem no botão “ok”.

“Esse estudo demonstra como é fácil enganar pessoas na internet”, afirmou Michael S. Wogalter, professor de psicologia da universidade e co-autor da pesquisa.

Durante o estudo, os pesquisadores analisaram a forma como diversos estudantes usaram a internet enquanto cumpriam tarefas associadas a buscas on-line. As mensagens reais exibidas em pop ups simulavam alertas do sistema operacional Windows, enquanto as fraudulentas vinham de diversas fontes espalhadas pela internet.

A diferença visual entre os dois tipos de janelas era sutil e a maioria dos participantes não conseguiu diferenciá-las. Segundo o estudo, que foi publicado na “Proceedings of Human Factors and Ergonomics Society”, os voluntários foram enganados em 63% dos casos, clicando no botão “ok” de pop ups fraudulentos. Os participantes já haviam sido avisados, antes de iniciar os testes, de que eles poderiam se deparar com informações falsas.

“A forma como eles responderam aos testes torna seus computadores vulneráveis a softwares maliciosos. Atitudes mais seguras, como simplesmente fechar a caixa de mensagens, foram adotadas com pouca freqüência”, disse Wogalter. Segundo ele, os resultados dão um alerta sobre a importância de educar os usuários de internet, para que eles sejam cautelosos. “Suspeite quando algo pular na sua tela. Em vez de clicar em ‘ok’, feche a janela”, ensina.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 218 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal