Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/09/2008 - Plenário / FaxAju Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Servidores treinam investigação com foco nos crimes virtuais


Ameaças, calúnia, difamação, discriminação, espionagem industrial, apologia a violência, fraudes e roubos de senha e de identidade. Crimes comuns como esses cada vez mais proliferam no mundo virtual. Essa foi a motivação da Escola de Governo ao oferecer o curso sobre crimes virtuais. A capacitação terá 40 horas-aula e está sendo ministrada pelo perito Claudemir Costa Santos.

O curso possui cunho investigativo e ilustra o modo de agir da perícia, contudo o foco é a investigação policial. O objetivo é capacitar policiais e peritos sobre as principais formas de crimes de informática por meio da internet. Serão fornecidas informações a respeito destes crimes e o panorama nesta nova modalidade de prática criminal.

Durante a abertura do curso, o secretário de Estado da Administração, Jorge Alberto, destacou a importância de se treinar servidores para atuarem em áreas de interesse público. “A política de valorização do servidor público proposta pelo governador Marcelo Déda traz benefícios tanto para o Estado, como para os cidadãos. Os crimes virtuais estão aumentando e, por isso, é muito importante que tenhamos servidores capacitados para combatê-los, deixando a população mais segura contra esse tipo de ação”, disse o secretário Jorge Alberto.

O conteúdo programático do curso envolve desde conceitos de computação forense a técnicas de criptografia de dados. Os servidores serão treinados para evitar os principais crimes que ocorrem na internet. Alguns desses crimes são: o roubo de senhas de contas bancárias por uso de e-mails falsos, a obtenção de dados sigilosos em endereços falsos na internet, exibição de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes e expansão da pirataria.

Palestrante

O perito criminal Claudemir Costa Santos é um dos maiores especialistas do Brasil e atuou em vários casos de repercussão nacional, como o caso de corrupção do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta. Ele também desvendou outros crimes, como o seqüestro do publicitário Washington Olivetto, em 2001, e o furto à sede do Banco Central em Fortaleza, em 2005.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 240 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal