Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/09/2008 - Bem Paraná Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Detran anuncia força-tarefa contra fraude nas digitais


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciou ontem (19) a criação de uma força-tarefa da Divisão de Crimes de Trânsito e de sua Corregedoria para apurar a fraude no sistema de registro eletrônico das impressões digitais dos candidatos a motorista em São Paulo. A direção do órgão anunciou ainda que os motoristas beneficiados terão suas carteiras cassadas e as auto-escolas e os centros de formação de condutores, seus diretores e instrutores envolvidos na fraude terão o credenciamento no Detran cancelado por dois anos.

Além do inquérito criminal na Divisão de Crimes de Trânsito (DCT), a direção do Detran informou que determinou a abertura de procedimentos administrativos em sua Corregedoria, que também vai apurar possíveis responsabilidades dos médicos e psicólogos envolvidos nos exames sob suspeita dos candidatos a motorista. Em nota oficial, a direção do departamento afirmou que, "atenta à possibilidade de falhas no sistema de biometria, solicitou à Prodesp a realização de levantamento estatístico e técnico sobre a coleta de impressões digitais dos candidatos à primeira habilitação". Os relatórios foram encaminhados em fevereiro. De acordo com o órgão, as auditorias continuam para "identificar novas falhas e melhorar o sistema".

Segundo a direção do Detran, em 2007 foram expedidas 170 CNHs só na capital. Assim, as fraudes na biometria constatadas pela Prodesp afetavam pouco menos de 10% do total de carteiras emitidas. Para que não seja mais possível ter uma mesma digital sendo usada para registrar centenas de candidatos, o Detran enviou à Prodesp, no começo do mês, um projeto estabelecendo novos parâmetros para o registro das digitais. A idéia é fazer todas as digitais - hoje, só a do polegar direito é registrada - serem armazenadas no sistema oficial, assim como a foto e a assinatura do candidato.

Enquanto o novo sistema não começa a funcionar, o Detran determinou que todos os candidatos a motorista compareçam à unidade de trânsito para se cadastrar, antes de fazer o exame médico. Para o Detran, a fraude na biometria na capital é diferente da que ocorreu em Ferraz de Vasconcelos, quando condutores de outros Estados obtinham a CNH sem comparecer ao órgão de trânsito. "Na capital não há tal possibilidade, pois o controle dos exames é rigoroso", diz o órgão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 222 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal