Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/09/2008 - UOL Notícias / AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Militante contra globalização rouba 492.000 euros de "bancos corruptos"


MADRI, 17 Set 2008 (AFP) - Um espanhol engajado na luta contra a globalização revelou que conseguiu fraudar vários bancos para financiar sua revista gratuita "La Crisis", numa forma de protestar contra instituições corruptas, informou nesta quarta-feira a edição on-line do jornal El Mundo.

Enric Duran, de 32 anos, natural de Barcelona, explicou em sua revista, de 200.000 exemplares numa tiragem única, distribuída na Catalunha por uma equipe de voluntários, como "roubou" 492.000 euros de 39 bancos por meio de crédito ao consumo.

O jornal El Mundo, citando fontes próximas a este Robin Hood, afirmou que ele fugiu do país pois é consciente de que pode ser perseguido judicialmente.

"Roubei 492.000 euros dessas instituições que mais nos roubam, para denunciá-las e construir alternativas de sociedade", disse o jovem, garantindo ter receitas para a Espanha superar sua crise econômica atual.

Ele contou que depois de ter estudado o funcionamento de bancos e organismos de crédito, começou a pedir empréstimos para os mais diversos fins em 2006: comprar um carro, adquirir material audiovisual para uma empresa de produção fictícia, fazer reformas de um apartamento, etc.

"Com uma impressora, uma copiadora e tesouras podemos fazer maravilhas", afirmou Duran, que inventou uma profissão para ele e um bom nome falso para fingir que ganhava dinheiro de sobra para ter acesso a financiamentos e convencer os bancos a emprestar o dinheiro.

Ele considera sua fraude "uma nova forma de desobediência civil". Segundo ele, desta soma roubada dos bancos, 360.000 euros foram usados no número único de sua revista e o restante, para saldar dívidas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 202 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal