Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/09/2008 - Diário do Nordeste Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cartãozeiro ganha licitações no Interior


As autoridades policiais investigam mais uma denúncia de crime de ´lavagem´ de dinheiro do crime organizado no Interior cearense. Uma empresa constituída na cidade de Novo Oriente (a 397 Km de Fortaleza) estaria, supostamente, servindo de fachada para um grupo de ´cartãozeiros´ liderada por José Raílton Teixeira Costa, já preso por diversas vezes pela Polícia Civil, acusado de clonagem de cartões.

A empresa, denominada ´Virga Construções Limitada´, já foi a vencedora de concorrência para diversas obras financiadas pelos governo Federal e municipal em Senador Pompeu. Junto com um sócio, Raílton teria montado a empresa e passado a operar oficialmente, em agosto de 2006, realizando obras como construção de poços, barragens, represas, além de aluguel de máquinas e veículos e locação de mão-de-obra. Raílton responde há, pelo menos, oito processos, sendo quatro por homicídio, dois por crime de estelionato e dois por formação de quadrilha.

O nome de Raílton surgiu nas investigações policiais há, pelo menos, seis anos, quando ele foi preso pela Delegacia de Defraudações e Falsificações acusado de aplicar vários golpes no comércio de Fortaleza. Já em 2004, o acusado foi novamente preso, desta vez por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que cumpriram dois mandados de prisão preventiva. Raílton passou a ser acusado de mais um golpe: a transferência ilegal de dinheiro para contas bancárias abertas com documentos falsificados ou de terceiros.

Mesmo com uma ficha ´suja´ na Justiça e na Polícia, o acusado teria se beneficiado, nos últimos dois anos, de somas vultuosas de dinheiro público quando sua ´empresa´ teria vencido licitações para a realização de obras.

Dinheiro

Somente em duas licitações, datadas dos dias 6 e 30 de junho último, para a construção de barragens com vertedouros e a segunda etapa do Centro de Feiras, ambas no Município de Senador Pompeu, a ´Virga´ teria sido beneficiada com cerca de R$ 1 milhão. As autoridades também descobriram que a sede da empresa, constantes nos contratos, fica na Rua Castelo Branco, 13-A, Centro de Novo Oriente. No entanto, no endereço existe uma residência.

Em uma série de reportagens publicada em 2004, o Diário do Nordeste mostrou como a ‘máfia dos cartãozeiros’ age no Interior cearense, especialmente na região dos Municípios de Novo Oriente e Crateús.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 296 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal